A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal realiza, nesta quarta-feira (31), às 10h30, audiência pública para debater os problemas técnicos e operacionais do Metrô do Recife, que atende cerca de 400 mil pessoas por dia. O encontro ocorrerá na sede da Casa, em Brasília, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do senador.
A audiência vai reunir representantes dos trabalhadores do metrô, entidades ligadas à pauta da mobilidade urbana e integrantes do Governo Federal. A ideia é buscar soluções para o sistema que, nos últimos anos, sofreu um grave processo de sucateamento, gerando transtornos frequentes para os usuários.
"Essa é uma demanda da população não só do Recife, mas de todo o Brasil. A gente tem debatido muito a importância, inclusive, de investir na melhoria do transporte público, como forma de melhorar o trânsito e garantir cidades mais sustentáveis Temos que aproveitar o momento, em que há um governo preocupado justamente com esses temas, para frear o sucateamento do serviço público, responsável pelo atendimento de milhões de pessoas todos os dias e tem um potencial de contribuir com a melhora da qualidade de vida da população", afirmou.
O encontro terá a presença do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA), Adriano Lucena, do presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), Luiz Soares, do gerente operacional de recursos humanos da CBTU/Recife, José Inocêncio Andrade, e do chefe do departamento de estruturação e projetos do BNDES, Arian Bechara Ferreira.