Uma revolução está nascendo e movimentando cada vez mais o impressionante setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos cuja corrente de comércio atingiu a marca de 471,3 milhões de dólares, no período de janeiro a abril de 2022. É o mercado brasileiro de cosméticos que aumenta a oferta de produtos para cabelos cacheados e crespos, apesar de ainda existir uma demanda reprimida. Esse nicho se pauta nos dados reveladores como a recente pesquisa da Unilever, realizada pela Kantar Worldpanel, que revelou que mais da metade da população brasileira é formada por mulheres de cabelos, originalmente, ondulados, crespos ou cacheados (51,4%).
Com uma população de 212 milhões, temos cerca 150 milhões de potenciais consumidores para produtos voltados aos fios texturizados como é chamado esse nicho e, por isso, a realidade vem mudando no país no que diz respeito aos cuidados com esses tipos de cabelos. “No Brasil, vem crescendo cada vez mais a busca pelo público com cabelo cacheado e crespo, que precisa mais do que os demais de produtos que alteram a estrutura do fio como as químicas. Neste caso, a demanda é por produtos que tratem e proporcionem um look natural, com benefícios reais que acontecem de dentro para fora dos fios”, destaca Ana Rita Lube Kelher, que empreendeu com a marca em 2017 e vem trazendo há pelo menos quatro anos sua Apse Cosmetics (ES) para o Nordeste, durante a Feira da Beleza do Nordeste.
“Para nós da Apse Cosméticos, o mercado já mudou muito e existem muitos fornecedores. Por isso, atendemos hoje todo o Brasil e conseguimos crescer nos últimos dois anos mais de 200%, mesmo durante a pandemia. E, por isso, estamos apostando nesta 13ª Hairnor em um estande que terá bem a cara da linha da marca, sempre remetendo ao natural. E nele haverá muitas promoções tanto para os salões de beleza como aos clientes finais”, comenta. Confiante nessa perspectiva que vem inclusive aproximando empresas nacionais e internacionais desse nicho estarão deste domingo (dia 04) até a terça-feira, dia 06, na 13ª Hairnor, no Centro de Convenções de Pernambuco, das 10h às 20h. Promovido pela Autonor Empreendimentos, a Feira da Beleza do Nordeste traz um mix de diversidade e novidades para toda a cadeia produtiva da região possa ter melhor acesso a possibilidades oferecidas no mercado, especialmente neste nicho com outros expositores igualmente expressivo como a Cacheadu's que movimenta uma maratona no Pavilhão.
Além de levar os melhores produtos de seu portfólio para cabelos crespos e cacheados em seu Stand na Hairnor, a marca carioca irá promover durante dois dias a Maratona dos Crespos e Cacheados, nos dias 04 e 05, reunindo um time de peso com alguns dos melhores educadores para dividir seus conhecimentos e técnicas sobre corte, mechas, soltura de cachos, finalização, tranças e muito mais do mundo do cabelo afro, com aulas totalmente focadas em cabelos crespos e cacheados. Mas, claro, haverá representação local nesse quesito na Hairnor. “Participaremos da feira representando Pernambuco com a nossa pauta de trabalho que são produtos feitos com vegetais orgânicos que já são conhecidos do público, que trabalha com cabelos cacheados ou crespos e também lisos, oferecendo maior tratamento e de forma saudável para os fios. Contudo, apostamos ainda em novidades para proporcionar o equilíbrio adequado na transformação dos fios com linhas específicas para tratamento capilar de profunda nutrição e ativação no caso dos cachos”, enfatiza Lucimary da Silva, especialista na área há mais de duas décadas, com sua Vivânce Bio Organic Cachos, marca que nasceu em seu salão Bellystar Salão de Beleza, que funciona há mais de 15 anos na Zona Norte do Recife e que hoje revende para profissionais e o público geral para uso próprio.
A empresa Capixaba Apse e a pernambucana Vivânce estão entre algumas empresas que atuam neste nicho, proporcionando experiências saudáveis para os cabelos e o autocuidado, que estarão durante três dias na Hairnor - Feira da Beleza do Nordeste, congregará diversas atividades de conteúdo e reunirá grandes marcas nacionais e de respaldo internacional a expoentes do setor da beleza, incluindo muitas que já incluíram em seu portfólio linhas e produtos para cabelos cacheados. “Esta é uma ótima oportunidade para profissionais, e isso também reforça os investimentos de empresas de peso, que estão apostando na região com foco na expansão de negócios, acreditando nos profissionais que já estão ou nas muitas pessoas que almejam atuar no mercado de beleza e estética. Isso reforça assim o posicionamento do setor e do Nordeste neste cenário”, diz a empresária Bruna Miranda, que dirige a Hairnor.
Nesta décima terceira edição da Feira da Beleza do Nordeste, que encerra na terça-feira, dia 06 de junho, chega com um mix assertivo de possibilidades para os profissionais, com a participação de mais de 350 expositores para atender um volume de quase 55 mil pessoas e proporcionar oportunidades para cerca de 250 caravanas de diversas cidades de Pernambuco e estados como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e até Maranhão e Piauí. “A nossa expectativa é superar o volume de negócios da última edição que ficou na casa dos R$ 550 milhões e contribuir para a geração de 4500 empregos diretos e indiretos”, frisa Bruna. Articuladas com apoio de parceiros como o Sebrae-PE, do Banco do Nordeste e Governo Federal, esses profissionais poderão conferir a variedade de lançamentos e a ampla programação de atividades de orientação proporcionada pelas marcas, além de ter a oportunidade de network e ampliar conhecimentos, acompanhando as novidades pelo Instagram (https://www.instagram.com/hairnor/ ou @hairnor) e se inscrever para acesso ao evento pelo site da Hairnor https://hairnor.com.br/. Informações também pelo telefone (81) 3467-6572.