#TBT #CUT40Anos
✊🏾 Dia da trabalhadora e trabalhador rural🚩
🥬 Ao longo de 40 anos, as trabalhadoras e trabalhadores rurais sempre tiveram destaque e participação na formação da CUT.
🥦 Neste 25 de maio, Dia da Trabalhadora e do Trabalhador Rural, homens e mulheres do campo, dos rios, da floresta ou da cidade, sempre tiveram protagonismo na produção de alimentos saudáveis e na luta indispensável pela terra no Brasil.
🌳Neste dia, recordamos o Grito da Terra Brasil, em 1994, que levou milhares de trabalhadoras e trabalhadores agricultores às ruas para protestar contra a fome, a miséria, por demarcações de terras indígenas, crédito agrícola, reforma agrária e direitos trabalhistas. O movimento foi organizado pela CUT e diversos movimentos sociais.
🔺 Em 40 anos, a CUT sempre defendeu que a agricultura familiar brasileira é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno com alimentos saudáveis e sustentáveis, que busca a preservação dos recursos ambientais e promove o desenvolvimento sustentável do país.
🆘 O país tem 3,9 milhões de estabelecimentos familiares voltados à agricultura, que ocupam apenas 23% das terras, mas são responsáveis por 10,1 milhões de empregos, o que representa 67%.
📢 A luta pela terra e pela reforma agrária, em defesa da produção de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, é uma luta da CUT. O Brasil é um dos maiores consumidores de veneno no mundo e nos últimos quatro anos de governo Bolsonaro foram liberados centenas de tipos de agrotóxicos.
✊🏾 Viva a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais!
Imprensa CUT