No próximo dia 1º de junho, o artista plástico Joelson Gomes abre seu Ateliê Casa Simples, no Poço da Panea, para a exposição Olaria Ocre – São José dos Lopes. Esse é um trabalho que começou em 222, depois de uma pausa por conta da pandemia, quando Joelson viajou até a cidade de São José dos Lopes, interior de Minas Gerais, para uma residência artística conjunta com a ceramista Adriana Lopes. Ali, no ateliê localizado próximo à Reserva do Ibitipoca, Joelson e Adriana desenvolveram peças em cerâmica, em tamanhos e queimas diversificadas. Passados uns seis meses, Joelson pincelou objetos criados por eles e também pela comunidade local e trouxe para montar a exposição. São peças utilitárias e objetos artísticos, que refletem a região e a convivência com a natureza local e que passam a fazer parte do catálogo da olaria. A Exposição Olaria Ocre – São José dos Lopes vai abrir as portas na quinta, 1/06, a partir das 19h, no Ateliê Casa Simples, no Poço da Panela. A mostra permanece até 2 de julho, com visitação das 14h às 17h (demais dias mediante agendamento).
“O Olaria é um encontro do velho, com o novo, do rústico, com o contemporâneo. Nos possibilita experimentar, observar e trocar com a comunidade local que está diariamente inserida nesse ambiente cheio de possibilidades que o barro e as paisagens ao redor proporcionam”, disse Joelson.
O Projeto Olaria Ocre teve início em 2007, resultado do encontro dos artistas: Joelson Gomes, Manuel Dantas Suassuna e Roberta Guimarães e o oleiro artesão, Valdik Graciano. Juntos eles foram para Tracunhaém, Zona da Mata Sul de Pernambuco – polo da produção de cerâmica aqui do estado onde montaram um ateliê-residência, o Olaria Ocre, um mergulho no trabalho com o barro, rodeado de paisagens inspiradoras e com profissionais de torno. Desde Tracunhaém, os artistas já levaram o Olaria para outros lugares, como: Ouro Preto (MG) e Bezerros (PE). Atualmente a Olaria Ocre tem endereço fixo na cidade de Gravatá (PE). O Projeto tem o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do estado de Pernambuco, o Funcultura.
*Fenearte* – Esse ano o Projeto Olaria Ocre recebeu um convite de Carlos Augusto Lyra, curador da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, para ocupar um espaço de destaque na 23ª edição da feira, que acontece de 5 a 16 de julho de 2023, no Centro de Convenções de Pernambuco. No Salão de Arte Popular Ana Holanda, haverá fotos de Roberta Guimarães e uma linha do tempo contando a história e trajetória do projeto Olaria Ocre.
*Serviço:*
Olaria Ocre - São José dos Lopes
De 01 de junho a 02 de julho de 2023
Ateliê Casa Simples – Rua dos Arcos, 260, Poço da Panela / Recife-PE
Abertura: 1º de junho, 19h
Visitação: Quarta à sexta, das 14h às 17h (demais dias mediante agendamento: 81 99607 0085)