segunda-feira, 22 de maio de 2023

Emag 2023: Convenção nacional sobre estudos da obesidade acontece no Recife



Serão três dias com intensa programação sobre as novidades do combate à obesidade com 17 palestras, expositores da área de saúde e bem-estar e público estimado em 300 pessoas

A convenção Emag é um congresso cujo objetivo é qualificar profissionais e estudantes da área da saúde, para tratar pessoas obesas baseado em 4 pilares:  exercício físico, dieta, comportamento humano e medicina.

O congresso ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de maio, sendo que na sexta-feira, será a abertura, das 18h às 21h, e no sábado e domingo, das 08h às 18h, no Mar Hotel Convention, Boa Viagem, zona sul do Recife.

Público-alvo: profissionais e estudantes de educação física, nutrição, medicina, fisioterapia, psicologia, enfermagem, com estimativa de 300 participantes nos 3 dias de evento e 17 palestras. 

“Teremos grandes referências nacionais no assunto obesidade: Daniel Coimbra (nutricionista das estrelas, feito o DJ Alok e o humorista Whindersson Nunes); O PhD em ciências fisiológicas Jonato Prestes, o pesquisador em musculação e PhD De Salles, o médico ortopedista Pietro Mannarino, o fisiologista Fábio Ceschini, nutricionista Gustavo Duarte, nutricionista Janine Hampel”, informa Flama Elias – profissional de educação física e coordenador científico do congresso. 

Entre os principais temas: novas evidências sobre medicamentos no tratamento da obesidade; como tratar lesões articulares em obesos; saúde da microbiota intestinal em obesos, o cérebro e emoções em obesos, entre outros.

Obesidade pode atingir 30% da população brasileira até 2030. Atualmente, temos 25% de obesos

A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), atualmente mais da metade dos adultos apresenta excesso de peso (60,3%, o que representa 96 milhões de pessoas), com prevalência maior no público feminino (62,6%) do que no masculino (57,5%). Já a condição de obesidade atinge 25,9% da população, alcançando 41,2 milhões de adultos. 

O Brasil deverá ter, até 2030, quase 30% de sua população adulta com obesidade. A projeção foi feita pela World Obesity Federation, uma organização internacional voltada para redução, prevenção e tratamento da obesidade.