terça-feira, 30 de maio de 2023

CUT apresenta proposta de fortalecimento das negociações coletivas

 

🚩 A CUT e demais centrais sindicais vêm lutando para fortalecer as negociações que envolvam os sindicatos das/os trabalhadoras/es, que foi destruído desde o golpe de 2016 e com a reforma Trabalhista de Michel Temer (MDB), em 2017, e que retirou o poder das negociações coletivas em favor da negociação individual.

📍Durante os anos da gestão de governo de Jair Bolsonaro (PL) a situação para a classe trabalhadora piorou. Com um governo de origem trabalhista, como é do presidente Lula, somente agora os trabalhadores começam a sonhar e a ser ouvidos.

📆 Na última terça-feira passada (23), em Brasília, houve a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial da Negociação para discutir sobre reestruturação das relações de trabalho e valorização da negociação coletiva no Brasil.

🔎 A reunião, conduzida pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, contou com a participação do presidente da CUT Sérgio Nobre e de representantes das centrais sindicais.

✅ Foi apresentado as seguintes pautas de reivindicações: negociação coletiva valorizada e fortalecida; direito de negociação coletiva para servidores públicos; sindicatos representativos; representação sindical ampliada; agregação sindical incentivada; autonomia sindical para a organização e o financiamento; participação de todos no processo de transição.

🔰 Ajude a espalhar essa boa notícia para a base dos seus sindicatos, ramos, confederação e federação.

🛑 Leia mais sobre o encontro e a importância da proposta de negociação coletiva: https://bit.ly/3P2sQQH

Imprensa CUT