quarta-feira, 3 de maio de 2023

Cão pode farejar durante o passeio e esse hábito é saudável ao animal, mas exige atenção do tutor


O momento do passeio do animal pode ser de verdadeira alegria e muito aguardado por ele. Farejar e ter curiosidade para cheirar postes, pneus, plantas, entradas de estabelecimentos é algo comum, mas que exige atenção do tutor caso o animal desperte a curiosidade de ingerir um corpo estranho durante o passeio. Caso isso aconteça, gera preocupação e pode prejudicar a saúde do pet.

De acordo com a veterinária e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Vanessa Lima, o grande desenvolvimento do bulbo olfatório, que é bem desenvolvido nos caninos, oferece uma capacidade muito grande no olfato, por isso, os cães podem inalar partículas de agentes infecciosos durante o passeio ou ter contato com produtos tóxicos, que representa um risco para esses animais. 

“O hábito de farejar é natural e saudável. Os tutores devem ficar atentos na hora do passeio porque nesse momento os cães podem ingerir alimentos, corpos estranhos e podem inalar ou ingerir toxinas e agentes infecciosos. Para evitar isso, a atenção precisa ser redobrada. Importante observar sempre os locais em que os animais querem fazer uma parada para farejar”, comenta. 

É preciso destacar que o tutor não deve reclamar porque os cães estão cheirando pneus e postes, porque esse costume faz parte da natureza dos pets. Caso o animal tenha contato com algo estranho durante o passeio, Vanessa indica que verifique a boca do animal.  “O responsável deve colocar luvas e inspecionar a boca e retirar (caso tenha algum conteúdo).  Se o animal apresentar algum comportamento estranho, ele deve ser levado para assistência veterinária”, finaliza.