“Cabrinha sertanejo, abençoado e protegido”. Assim se define nas redes sociais o pedagogo e humorista Emerson Ramos, conhecido como “O Braia do Sertão”. E por que esse nome? “Vem de uma resenha com amigos, onde eu era bem bagunceirinho, aí me compararam ao Bryan do filme Velozes e Furiosos”, conta, em meio às risadas.
Por trás do sujeito engraçado e que faz rir uma ruma de gente no Interior do Brasil, tem um homem batalhador, não apenas por ser um sertanejo, mas também por ter fibrose cística, uma rara que atinge pulmões, pâncreas e sistema digestivo. No entanto, isso não foi motivo para fazê-lo desistir. “Sou um ser humano como todos os outros, com seus obstáculos e lutas diárias, bastante eclético e esforçado”, afirma Braia.
Braia, 23 anos, é nascido e criado no município de Poço das Trincheiras, a 243 km de Maceió. E se orgulha de ser do pequeno município que tem cerca de 14 mil habitantes. “Sinto orgulho de ser nordestino, de ser do interior, de ser do sertão. no início teve aquela má aceitação, críticas e risadas, mas aos poucos fui conquistando meu espaço aqui na minha cidade e se espalhando graças a Deus”.
Tendo como referências o piauiense Whindersson Nunes e o humorista paraibano Nairon Barreto, o “Zé Lezin da Paraíba”, Braia monta seu show “Made in Mato” inspirado nos citados comediantes nordestinos. E foi conversando com o Blog que ele contou mais sobre sua vida e sobre o sonho de ser um humorista conhecido nacionalmente.
1) Você é professor, formado em Pedagogia. Como você se descobriu humorista?
Eu sou graduado em Pedagogia, mas me descobri humorista desde a adolescência com a facilidade de fazer as pessoas rem, conversando normalmente e isso acontecendo, falei para uma professora da educação fundamental 1 que eu seria humorista e com o tempo as coisas foram se aprimorando.
2) Por trás do humorista Braia há um cidadão. Quem é ele, seu nome verdadeiro, sua essência como ser humano?
O nome verdadeiro do personagem BRAIA é Émerson, um ser humano como todos os outros, com seus obstáculos e lutas diárias, bastante eclético e esforçado, buscando sempre o seu melhor em tudo que faz, na missão de ajudar o próximo também sempre que pode. O nome BRAIA, vem de uma resenha com amigos onde eu era bem bagunceirinho, aí me compararam ao Bryan do filme Velozes e Furiosos kkk.
3) Qual foi seu melhor momento no palco? E o mais engraçado?
Meu melhor momento acredito que foi no show que eu recebi palmas quando terminei uma história, todos aplaudiram sem eu esperar... Fiquei com aquilo guardado na mente, o mais engraçado foi quando eu ia caindo de cima do banco no show kkkkkk, mas o pessoal achou que fazia parte do roteiro, mas que não fazia kkkk.
4) Você pretende fazer shows também para outros palcos no Nordeste e no Brasil?
Sim, é um sonho fazer as pessoas sorrirem em outros ambientes distantes de minha casa, um prazer enorme. Como artista quero deixar um legado positivo por onde eu passar, ser reconhecido por fazer as pessoas alegres, mesmo em um mundo tão caótico, como pessoa pretendo retribuir a todos que me ajudaram desde o início até os dias de hoje, minha familia, meus amigos, meus colaboradores e quem eu poder ajudar também. Eu gostaria de agradecer o reconhecimento de cada um, cada mensagem positiva que recebo, cada felicitação e cada cumprimento que recebo por onde passo, fico muito feliz com tudo isso, Deus abençoe a cada um.
5) Quem quiser contratar o seu show, como faz?
Primeiro, eu gostaria de agradecer o espaço e a entrevista, não tenho agenda fixa ainda, mas quando tem show eu divulgo nas minhas mídias sociais sempre, para mais informações sobre tal situação só procurar no Instagram @eobraiaof ou no WhatsApp- 82 981568481.