Nesta sexta-feira (14.04) usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) Eliane Maria José Aguiar, localizado na PE-22, em Maranguape I, em Paulista, receberam uma palestra da Campanha do Quesito Raça/Cor. O trabalho busca levar a conscientização sobre a auto identificação da origem racial e ajudar nas informações para elaboração de políticas públicas.
A campanha é realizada em ação integrada pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos com a Secretaria de Saúde, através da Coordenação da Saúde Integral da População Negra e de Terreiro do município.
Durante as atividades, o coordenador de Saúde Integral da População Negra e de Terreiros / LGBTQIAPN+, que ministrou a palestra, ressaltou a importância do conteúdo informado aos profissionais de saúde, como também para população sobre a identificação da sua cor e raça, para evitar a falta de equidade na aplicação de recursos de políticas públicas, assim como para combater o racismo estrutural.
“Muitas vezes por falta dessa conscientização, as pessoas não se identificam, nem reconhecem como elas são e, por vezes, os profissionais no atendimento definem esse quesito sem consultar essa peculiaridade individual de cada um. Isso prejudica, tanto nos dados coletados, como nas informações para elaboração dos projetos que devem englobar por igual a população mais necessitada”, explicou o servidor.
Imprensa Paulista PE