Na tarde desta segunda-feira (10), o vereador Samuel Salazar (MDB) promoveu uma reunião solene na Câmara Municipal de Recife para homenagear os Oficiais e Oficialas de Justiça da cidade.
Vários profissionais da área estiveram presentes no plenário da Casa de José Mariano, que ficou tomado pela cerimônia.
A reunião foi presidida pelo vereador Zé Neto (Pros). A mesa da reunião foi composta por representantes de várias associações de oficiais de justiça, que foram homenageados pelo vereador.
“Os oficiais de justiça são aqueles que garantem que as decisões judiciais sejam cumpridas e, assim, contribuem para que a justiça seja efetivamente aplicada. São eles que levam mandados e ordens judiciais para os cidadãos e, muitas vezes, enfrentam condições adversas", salientou o parlamentar.
Samuel Salazar salientou que muitas vezes esses profissionais enfrentam condições adversas e, durante a pandemia do coronavírus, tiveram que continuar trabalhando, colocando suas vidas em risco. “Durante o período da pandemia, mostraram-se ainda mais valorosos. Enquanto muitos de nós estávamos em casa, esses homens e mulheres continuaram trabalhando, incansavelmente, garantindo que as ordens judiciais fossem cumpridas. Precisavam levar notificações, intimações, mandados em hospitais, onde corriam risco, inclusive, de serem contaminados", disse.
Durante a cerimônia, Mário Medeiros Neto, presidente da Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil, relembrou os desafios enfrentados pelos profissionais durante a pandemia e comemorou a criação de uma Frente Parlamentar em Brasília, que contou com o apoio de deputados e senadores. Roberto Antônio Souto Flores, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco, também ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho da categoria.
Em nome dos homenageados, a oficiala Ângela Maria Torres Santos agradeceu a solenidade e falou da importância de valorizar a profissão dos oficiais de justiça.
“Neste momento, as palavras que surgem em nossas mentes são insuficientes para dizer da nossa felicidade e bem-estar. Em reconhecer que nossos serviços estão sendo valorizados e que o oficial de justiça não se sinta um renegado do direito. Minha função tem como missão a de humanizar o contato do oficial com a parte. Eu me deparei com situações difíceis, mas levava a situação com simplicidade. Cada diligência é única, e por isso nós devemos dar o nosso melhor em cada uma delas. Garantindo que a justiça se faça eficiente, eficaz, humanizada e célere para que a gente possa ter um mundo menos injusto”, disse a homenageada.
O vereador Samuel Salazar encerrou a cerimônia entregando diplomas a três oficiais e exibindo um vídeo em homenagem à categoria. “E nós, como representantes do povo, temos o dever de reconhecer e valorizar esses profissionais tão importantes para o nosso sistema judicial. E que este momento solene fique registrado não apenas em nossas memórias, mas também em nossos corações, como uma forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho tão essencial que esses profissionais desempenham em nossa sociedade”, concluiu Salazar.