A *Semana Santa*, para os cristãos, é uma celebração que ocorre durante a semana que antecede o *Domingo de Páscoa*. Momento de lembrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A *Semana Santa* começa com o *Domingo de Ramos*, que, segundo a Bíblia, marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Durante uma semana, os cristãos participam de várias cerimônias, incluindo a *Celebração de Lava-pés* e a *Instituição da Eucaristia*, na *quinta-feira santa (18h)*.
_“É a memória do dia em que Jesus instituiu a Celebração da Ceia Cristã, baseada no cumprimento da profecia da Páscoa Judaica”,_ informa o *Pastor e Reitor da Paróquia Anglicana Zona Norte, no Espinheiro, Reverendo Geison Vasconcellos*. Já o momento do lava-pés: _“expressa a humildade de que devemos servir uns aos outros”,_ revela o *Reverendo*.
O ápice da *Semana Santa* é a *celebração da Sexta-feira Santa*, quando os cristãos lembram da morte de Jesus Cristo na cruz. Essa é uma data de grande introspecção e reflexão para os fiéis.
Neste dia ocorre o *Ofício da Cruz (18h)*, sendo uma cerimônia litúrgica realizada por muitos cristãos, especialmente das Igrejas católicas, anglicanas e ortodoxas.
O *Ofício da Cruz* é uma celebração solene e emocionante, que lembra aos fiéis o sofrimento e a morte de Jesus na cruz.
Essa é uma data de grande introspecção e reflexão, em que os cristãos são convidados a meditar sobre a importância do sofrimento de Jesus em suas vidas.
Na *Igreja Anglicana* é uma vigília com um momento de reflexão sobre as *7 últimas Palavras na Cruz*, com tempo de louvor e oração.
No *Sábado Santo* não há solenidade na *Igreja Anglicana*, pois é considerado o *Sábado do Silêncio*. _“É o dia que houve silêncio no mundo pela morte de Jesus”,_ esclarece *Reverendo Geison Vasconcellos.*
As solenidades terminam no *Domingo de Páscoa*, que celebra a *Ressurreição de Jesus Cristo*, *às 06h da manhã*. É uma data de alegria e renovação da esperança para os cristãos, que acreditam que Jesus venceu a morte e abriu o caminho para a vida eterna.
_“Celebramos a volta da esperança, vitória da vida sobre a morte”,_ vibra o *pastor*.
Já às *18h* será encenado o *Auto de Páscoa*, realizado pelo grupo de artes e louvor da *Igreja Anglicana*, inclusive com a participação das crianças da comunidade.
Todas as celebrações são abertas ao público, uma média de 200 pessoas deverão participar, por dia, das atividades, que serão realizadas por voluntários da *Igreja Anglicana*, bem como pelos ministros e ministras da *Diocese do Recife*. A junta paroquial solicita, se possível, doação de alimentos para o *Projeto Casa da Vila*, braço social da Igreja. _“Páscoa é doação, momento de acolher pessoas em suas necessidades”,_ finaliza o *Reverendo Geison Vasconcellos*.
*HISTÓRICO* – A Igreja Anglicana Zona Norte, no Espinheiro, faz parte da *Diocese do Recife*, que tem como *Bispo e Primaz da província brasileira, Dom Miguel Uchôa*. O anglicanismo é um ramo histórico e reformado da Igreja. Os *Anglicanos* têm suas raízes na Grã-Bretanha, onde se situa a Inglaterra, cuja região central é denominada de Anglia, a terra dos anglos. A *Diocese do Recife* foi acolhida por províncias anglicanas de todo o mundo como parte da *FCA – Fellowship of Confessing Anglicans* –, um movimento e propõe renovação e realinhamento na *Comunhão Anglicana*, procurando manter a fidelidade à Palavra de Deus, e fala pela maioria dos anglicanos do mundo inteiro, cerca de *85 milhões de pessoas.*
*SERVIÇO:*
*Igreja Anglicana*
Rua Alfredo de Medeiros, 60, Espinheiro
*Programação: Celebração da Semana Santa*
• Domingo, 02.04, às 10h e 17h – Domingo de Ramos
• Quinta-feira, 06.04, 20h - Instituição da Eucaristia e Lava-pés
• Sexta-feira, 07.04, 18h - Ofício: 7 Palavras da Cruz
• Domingo, 09.04, 06h - Celebração da Ressureição
• Domingo, 09.04, 10h - Celebração da Páscoa
• Domingo, 09.04, 18h - Auto da Páscoa