quarta-feira, 5 de abril de 2023

Prefeitura do Recife realiza ação de cuidado com os pés diabéticos em 35 unidades de saúde

 

O cuidado integral à pessoa com diabetes é fundamental para atuação de forma preventiva e estratégica. Por isso, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife realiza amanhã (5), em 35 unidades de saúde do município, a ação “Lava pés: cuidado com os pés diabéticos” em alusão ao ritual sagrado da Semana Santa e que visa identificar precocemente possíveis alterações. A atividade acontece pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h. A programação completa você confere no link: https://bit.ly/UnidadesLavaPes2023.

Durante a ação, os profissionais da Sesau irão avaliar os pés das pessoas com Diabetes Mellitus (DM) para identificar alguma alteração de forma antecipada, além de passar orientações sobre os cuidados com esses membros do corpo. Na avaliação clínica da anatomia do pé, são analisadas possíveis deformidades; joanetes; se há pele ressecada, o que predispõe às fissuras e ulcerações; se há anormalidade na cor; presença de calos, entre outras características.

As pessoas com DM também receberão orientações em saúde sobre o Diabetes e seus fatores de risco e prevenção, incentivando o autocuidado da população, e a importância de manter a continuidade do cuidado integral.

A ação também terá foco na assistência ao profissional de saúde, com teleconsultores de endocrinologia do serviço de Telessaúde da Prefeitura do Recife. Durante todo o dia, os profissionais poderão entrar em contato pelo whatsapp da Telessaúde e discutir casos em tempo real, através de plataforma de videoconferência, para melhor avaliação compartilhada do usuário. Graduandos de medicina do primeiro e do quarto períodos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também estarão no local participando da ação, numa parceria entre a Sesau e a UFPE.

DIABETES MELLITUS (DM): é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

O DM não controlado pode provocar, ao longo prazo, disfunções e falências de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos, estando associado ao alto risco de desenvolvimento de complicações micro e macro vascular, podendo causar cegueira, insuficiência renal e amputação de membros.

Imprensa Recife