sexta-feira, 28 de abril de 2023

Ponto Cidadão faz coleta de óleo para reciclagem em Igarassu


O Ponto Cidadão, projeto voltado para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de capacitação profissional em Igarassu, tornou-se ponto de coleta para óleo de fritura, dentro do programa “Mundo Limpo”, iniciativa socioambiental do Grupo ASA, que tem como intuito mitigar os impactos ambientais da atividade industrial. O projeto intitulado Coleta Solidária propõe uma reeducação dos hábitos coletivos em relação ao descarte de lixo, e, ao mesmo tempo, promover boas ações ao interligar o descarte correto de resíduos a doações filantrópicas, tendo como instituição escolhida o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP.

O Coleta Solidária aposta em locais de atuação coletiva, como é o caso do Ponto Cidadão, para incentivar a população a promover uma reeducação dos modos de descarte de lixo. No caso do óleo de cozinha, a ONG reforça os danos que pode causar ao ecossistema local, além de provocar entupimento das tubulações de água e atrair animais transmissores de doenças como ratos, baratas e mosquitos. Dentro do programa, a instituição parceira que atinge a marca de 300 litros de óleo recolhido no prazo de até dois meses, recebe uma bonificação por meio de doação de produtos de limpeza, como sabão, água sanitária e lava-louça. 

A proposta da iniciativa é que essa conscientização seja feita pela equipe do centro de coleta de maneira orgânica e direta com a população da área, sensibilizando toda a comunidade. “Além de despertamos nos jovens a empatia e a solidariedade, teremos a oportunidade de reduzir impactos no meio ambiente e, neste caso, ainda ajudar uma instituição de saúde, no caso do IMIP”, afirma Roberta Cavalcanti, coordenadora do Ponto Cidadão.

Sobre o Ponto Cidadão

O Ponto Cidadão é um projeto voltado para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de capacitação profissional, além de promover, também, atividades socioeducativas como workshops de tecnologia, feiras culturais e aulas de informática.

A ONG atende jovens de 16 a 24 anos e promove, paralelo ao crescimento profissional, o crescimento ético e pessoal. Em 2022 o Ponto Cidadão inseriu 80% dos seus participantes no mercado de trabalho, e formou 102 jovens com cursos voltados para área administrativo-financeira e comportamental. Desde sua fundação, em 2003, cerca de 1882 pessoas se formaram através do projeto.

 Como reconhecimento por sua atuação, a entidade já recebeu diversos prêmios, e em 2021 foi reconhecido com o Título Atitude Cidadã 2021 pelas iniciativas sustentáveis e de lixo zero, entregue pelo Instituto Lixo Zero Brasil. 

O projeto é uma iniciativa da Itamaracá Transportes e é mantido por uma rede de 12 empresas voluntárias e gerenciado com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e ÁgilisRH.