De acordo com a Associação Brasileira dos Pintores Profissionais – ABRAPP, há cerca de 8 mil profissionais cadastrados como pintores exercendo a profissão no Brasil. E ainda há muito mercado de trabalho para esse segmento, levando em consideração a crescente busca por reformas e o aquecimento da construção civil, especialmente em capitais e regiões metropolitanas do país. Para se destacar no segmento e garantir a satisfação do cliente, no entanto, é preciso estar atento às diferentes técnicas disponíveis no mercado, conhecer bem os produtos a serem utilizados, mas também prestar um serviço de consultor para os consumidores finais que não entendem do assunto.
Pensando nessa demanda e buscando cada vez mais a capacitação e formalização de pintores, o Grupo Iquine, do qual fazem parte as Tintas Iquine, Hidracor, Hipercor e Hiperlack, investiu em uma plataforma de especialização e qualificação disponível de forma gratuita, onde esses profissionais são os protagonistas. Nesse ambiente, que se assemelha a uma rede social, o pintor pode compartilhar fotos e vídeos dos seus trabalhos, relatar vivências e trocar experiências. Além disso, os profissionais têm acesso a diferentes conteúdos, subdivididos em categorias e nível de complexidade, ou seja, há materiais para iniciantes, intermediário ou avançado. Para participar, o pintor precisa se cadastrar no site www.academia.iquine.com.br/iclub e baixar o aplicativo no celular ou acessar pelo computador usando os dados cadastrados.
Atualmente com mais de 3 mil pintores cadastrados, o IClub oferece aulas em três áreas de conhecimento: técnicas, negócios e tendências. “São 52 videoaulas ao todo disponíveis, com 10 minutos, em média, de duração, com temas de interesse desses profissionais que vão desde curiosidades sobre como a tinta é fabricada, como preparar as superfícies de acordo com o tipo de revestimento a como calcular o material necessário e cobrar pelo serviço de pintura”, explica o Gerente de Relacionamento Técnico do Grupo Iquine, Jorge Holanda.
A interação também é um dos focos principais da plataforma. “O IClub também foi pensado para facilitar esse intercâmbio nacional já que temos alcance de estar em diferentes estados brasileiros e incentivamos a troca de informações. Outra vantagem é que o profissional pode assistir as aulas quando for mais conveniente para ele”, declara Jorge Holanda. “Por reconhecermos a importância desse público para nós, também utilizamos a ferramenta para lançar produtos em primeira mão e estreitar os laços de relacionamento, sendo um veículo importante para tirar qualquer tipo de dúvida e escutarmos o pintor”, conclui.
De acordo com a gerente de Marketing do Grupo Iquine, Magaly Marinho, faz parte da estratégia da marca fortalecer toda a cadeia. “Desenvolver uma maior profissionalização e levar conhecimento especialmente aos pintores, que são um dos nossos públicos mais estratégicos contribui não só com construção de marca e divulgação dos produtos, como também com a capacitação do setor em temas que envolvem empreendedorismo, gestão e formalização de pequenos negócios. Através de uma parceria com o Sebrae visamos melhorar a experiência e o serviço ao consumidor final. Além disso a plataforma disponibiliza conteúdos de tendências nas áreas de arquitetura, decoração e design, nas quais profissionais de referência levam sua expertise para proporcionar uma visão plural”, afirma.
Sobre o Grupo Iquine
O Grupo Iquine detém a maior indústria de tintas do Brasil com capital 100% nacional e a terceira do país em volume de produção, envolvendo 900 colaboradores diretos. Atuando nos segmentos de tintas imobiliárias e industriais, seus produtos estão presentes em mais de 20 mil pontos de vendas em todo o país. Fundada como Tintas Iquine em fevereiro de 1974, no Polo Industrial de Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), o Grupo Iquine se transformou em um dos maiores do Brasil, consolidando sua marca no mercado nacional através da qualidade de seus produtos. As operações do Grupo Iquine ganharam ainda mais força com a aquisição da Tintas Hidracor, em outubro de 2020. O Grupo Iquine é vinculado à Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), com certificação de Qualidade concedida pelo Programa Setorial de Qualidade (PSQ) e está em conformidade com todas as exigências e normas de qualidade do segmento. Atualmente, possui capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano, somadas as três unidades fabris, sendo duas localizadas no estado do Ceará (em Maracanaú e Acarape) e uma em Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes), além de um centro de distribuição no estado de São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro.