O Mosteiro São Bento, em Olinda, recebe na próxima sexta-feira (28/04), a turnê 2023 do Tutti Choir Brasília, que se apresenta pela primeira vez no Nordeste. Aberta ao público e com entrada gratuita, a apresentação terá início às 19h30. No repertório, música sacra, com clássicos de compositores brasileiros como Camargo Guarnieri - que completa este ano 30 anos do seu falecimento -, além de outros compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos e o norte-americano Ralph Manuel, que morou em Recife durante mais de 20 anos. De Guarnieri, será apresentada a Missa Diligite, com Orquestra de Cordas, Solistas e órgão. A classificação do concerto é livre para todas as idades e terá duração de cerca de um hora.
Com seis anos de existência, a Tutti Choir reúne apresentações em todo Brasil e no exterior. Entre os países que já receberam o coro estão: Estados Unidos, Alemanha e República Tcheca. À frente do grupo desde o início da formação, o maestro Daniel Souto de Moraes destaca a motivação para realização da turnê e a escolha do local. “Um forte desejo deste grupo é levar música brasileira onde quer que seja. Sendo o mosteiro um complexo arquitetônico muito importante do Brasil, veio a ideia de fazermos um concerto apenas com música sacra, de compositores brasileiros e relevantes”, explica.
O maestro Daniel Souto de Moraes, que é Mestre em Música, Bacharel em Regência e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música, pela Universidade de Brasília (UnB), Bacharel em Música Sacra, com especialização em Piano, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), em Recife, explica como surgiu o Tutti Choir Brasília. “Começamos o grupo em 2017 para levar música brasileira a Nova Iorque e, em seguida, veio um convite para irmos para a Europa. Depois começamos a ir em algumas regiões do Brasil. Ainda não tínhamos vindo ao Nordeste, quando surgiu essa oportunidade”, comenta o maestro.
O Tutti Choir Brasília traz para sua apresentação em Olinda 50 cantores e 11 instrumentistas na orquestra. O coro é formado por homens e mulheres, de faixas etárias que variam de 19 anos até 85 anos. O grupo é formado por brasileiros e, atualmente, também tem integrantes de outros países como França e Singapura. As vozes do coro contam com sopranos, contraltos, tenores e baixos. Os instrumentos utilizados no concerto do Mosteiro serão violinos, violas clássicas, violoncelos, contrabaixos e órgão.
*APRESENTAÇÃO EM BRENNAND -* A turnê Tutti Choir também realizará um segundo concerto, exclusivo para convidados, no Instituto Brennand, no sábado (29/04), a partir das 16h. A apresentação, que terá duração de cerca de um hora, é baseada em um tributo a grandes ícones da música brasileira: Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento. A instrumentação do concerto contará com violão, percussão, contrabaixo e teclado. No repertório escolhido, as obras foram compostas especialmente para o Tutti por compositores convidados pelo maestro como André Vidal (Brasília, DF), Paulo Santos (São Paulo, SP), Will Lopes (Iowa, EUA), Anderson Motta (Texas, EUA) e Ralph Manuel (Texas, EUA).
*TRAJETÓRIA -* O Tutti Choir nasceu no final de 2016, para uma participação no concerto de uma Première de uma obra brasileira, a “Missa de Alcaçus”, de Danilo Guanais. O concerto ocorreu em maio de 2017, no palco do Carnegie Hall, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Apresentou-se também nesta mesma viagem, na Igreja Our Lady of Pompeii.
Em novembro de 2018 fez uma turnê pela Europa. Em Frankfurt, Alemanha, cantou com outros dois coros que divulgam a música brasileira na Alemanha. Em Praga, República Tcheca, participou do On Stage in Prague, projeto da Interkultur, juntamente com outros coros de outras cidades da Europa.
Em seis anos de existência, também se apresentou em vários eventos locais com destaque para a Ordem do Mérito Cultural 2017, no Palácio do Planalto. Em janeiro de 2019, se apresentou no Gramado in Concert, em Gramado, no Rio Grande do Sul; e em setembro de 2019, no 1º Encontro de Coros Nacional em Goiânia, Goiás.
O Tutti Choir BSB produziu em 2020 o I Encontro de Coros Tutti Internacional, com participação participação de coros de 8 países: Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Portugal, Reino Unido e Rússia, e 20 cidades diferentes: Londres (RU), Iowa (EUA), Seattle (EUA), Kansas City (EUA), Funchal (Portugal), São Petersburgo (Rússia), Sabaneta (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), San Juan (Argentina), Bogotá (Colômbia), Lucena City (Filipinas), Medellín (Colômbia), Manila City (Filipinas), Rio Grande do Sul (RS), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Manaus (AM), Recife (PE), Goiânia (GO) e Brasília (DF).
Em agosto e setembro de 2022 apresentou o concerto 80 anos de história, em homenagem aos cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento, com apresentações no Centro Cultural do Banco do Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF); e também no Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, na Escola de Música de Brasília e no Clube do Choro de Brasília. Já em dezembro de 2022, o Tutti Choir BSB fez concertos no teatro da Caixa Cultural em Brasília.
*O MAESTRO -* À frente do grupo desde o início da formação do coro, Daniel Souto de Moraes é Mestre em Música, Bacharel em Regência e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música, pela Universidade de Brasília (UnB), Bacharel em Música Sacra, com especialização em Piano, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), em Recife. Com mais de 20 anos de experiência como maestro, atuou como regente assistente e ensaiador do Coro Sinfônico Comunitário da UnB e regente ensaiador do Coral Brasília.
Daniel Souto de Moraes também trabalhou como regente de coros de empresas e instituições, como o Coro do SESI, no Centro Cultural de Taguatinga; Coro do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Coro da DIPES (Banco do Brasil); na fábrica da Coca-Cola, a Brasal refrigerantes; no Coral Livre em Canto, dos Correios; e no Coro do Ministério da Educação (MEC); dentre vários outros grupos musicais nas cidades de Recife e Brasília, além de igrejas, empresas e outras instituições.
O maestro também atuou como membro na banca de júri no I Festival Cultural do Banco do Brasil, na categoria “música” e também no Festival Música do SESI; e como palestrante convidado em festivais e encontros pelo Brasil. Daniel Souto de Moraes também participou de workshops e cursos nacionais e internacionais e em suas atividades musicais, e já se apresentou do Norte ao Sul do Brasil, como também em vários países da América do Sul, América Central, América do Norte e Eurásia.
Como curador, produtor e diretor musical, o maestro Daniel Souto de Moraes atuou no Projeto Museu In Concert, promovido pelo Museu Correios em 2015. Atualmente faz parte da equipe docente da Escola de Música de Brasília (EMB), nos cursos Técnicos, com aulas de regência e básico, e também com aulas de canto coral. O maestro também é regente do Coral dos Funcionários do Banco do Brasil há mais de 10 anos.
*EQUIPE -* Midiã Cabral é a pianista do Tutti. Licenciada em Música com Habilitação em Piano pela Universidade Federal de São João Del-Rei (MG). Obteve o grau de mestre em Música em 2018, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Interpretação e Criação Musical - Piano. Premiada em concursos de piano durante sua formação, atuou como pianista convidada da Orquestra Sinfônica de São João del-Rei (MG), da Orquestra Sinfônica e Coro da Cidade de Ponta Grossa (PR) e da Banda Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba (PR). Exerce atividade camerística com cantores e instrumentistas. Atualmente, integra a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira.
O Tutti ainda conta com o apoio na preparação da técnica vocal, da professora Dra. Ariadna Moreira, soprano lírico brasileira, estudou música e canto lírico na Escola de Música de Brasília e na Universidade de Brasília e, desde então, se apresenta regularmente com repertório de camera e operístico. Foi contemplada com uma bolsa de estudos do New England Conservatory em Boston, EUA, onde conseguiu o Mestrado em Canto. Cursou o Doutorado em Canto Lírico com uma Fellowship da University of Florida, em Miami, defendendo a tese: “A ópera lírica no Brasil do Século XVIII”.
A experiência acadêmica de longa data de Ariadna Moreira abrange também dois anos como professora de Canto Lírico, diretora de ópera e regente coral na University of Evansville em Indiana. Apresentou-se diante de orquestras como Miami Simphony Orchestra, abrindo a série de concertos do Lincoln Hall em Miami, Orquestra Nacional Russa como solista do Requiem de Mozart em Moscow e em São Petersburgo, Evansville Symphony Orchestra como solista da Missa em Sol Menor de Schubert.
Premiada internacionalmente nos concursos: “Leopoldskron Vocal Competition Salzburg“, “Jessy Walters Vocal Competition” e “Concurso Internacional de Canto Carlos Gomes”, foi agraciada com a prestigiosa bolsa de estudos do Ministério da Cultura Brasileiro “Virtuose” para especializar-se em canto barroco em Florença, Itália, colaborando ativamente com vários grupos musicais (Trio Corcovado, Duo Eclettica, Complesso Pro Musica Firenze e Accademia Musicale di Firenze). Na Itália, realizou concertos em Roma, Ischia, Pellago, Pistoia e Lamole. Foi convidada pelo Comune di Firenze a participar da gravação de um CD com obras de vários países, interpretando Villa-Lobos, Waldemar Henrique e Manuel de Falla. Atualmente é professora da Escola de Música de Brasília e preparadora de outros coros e grupos musicais em Brasília.
*SERVIÇO:*
*Concerto Tutti Choir Brasília/Turnê 2023 (ENTRADA GRATUITA)*
*Local:* Mosteiro de São Bento. Rua de São Bento, s/n - Varadouro, Olinda
*Dia/Hora:* Sexta-feira (28/04), às 19h30
*Concerto Tutti Choir Brasília/Turnê 2023 (APENAS PARA CONVIDADOS)*
*Local:* Instituto Brennand. Rua Mário Campelo, 700 - Várzea, Recife.
*Dia/Hora:* Sábado(29/04), às 16h