quinta-feira, 20 de abril de 2023

Há 22 anos nascia o Grupo João Teimoso


"Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis." 
Bertolt Brecht

Lutar é a marca registrada de um Grupo de Teatro de Pernambuco que faz aniversário neste mês de abril. Coletivo que tem o nome inspirado naquele brinquedo de criança que todos tentam derrubar, mas ele fica sempre em pé e nestes anos, tem feito jus ao seu nome na sua trajetória de luta.

E foi no dia dia 22 de Abril de 2001, há 22 anos atrás, depois de um curso de teatro ministrado pelo ator e diretor Osėas Borba Neto no Espaço ArteViva, no antigo CSU do Pina, zona sul do Recife-PE, que jovens vindos da periferia, resolveram fundar o Grupo de Teatro João Teimoso. E este se tornou um dos mais importantes grupos de teatro de Pernambuco. Bem como um espaço formador de talentos, produtora cultural em constante ebulição e com forte atuação na luta pela política cultural nos três níveis de governo. 

João Teimoso, é um grupo em constante movimento e evolução. Desde sua criação até os dias de hoje. Fervilha ações entre Cursos, Peças, Saraus, Produções Artisticas e Lutas pela Cultura. E vai comemorar seus 22 anos de existência, da melhor forma que sabe fazer, com muita arte e será no Teatro do Parque, espaço este que tem uma história com o grupo, já que o João Teimoso esteve na luta durante 10 anos pela sua reabertura.

No próximo dia 28 de Abril, o Grupo  vai  apresentar no mesmo dia, o Sarau das Artes nos Jardins do Teatro do Parque e a peça Retratos de Chumbo logo após no palco do teatro a noite. Poucos grupos fariam dois eventos assim seguidos, mas o João Teimoso é guerreiro e vai festejar em grande estilo.

O Grupo busca parceiros e apoiadores para este evento no Teatro do Parque, onde às 15h começa com o Sarau das Artes, que hoje é o maior Sarau em número do estado, com apresentações gratuitas para premiar o público espectador com diversos talentos.
Às 20h será a vez da peça "Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões" no palco do Teatro, mas o grupo quer fazer mais, quer colocar os ingressos da peça a preços populares e para isso busca apoiadores que patrocinem está ideia.

Hoje o João Teimoso tem números que reforçam sua trajetória e resistência, além dos seus 22 anos de existência, na sua parte de cursos e formação, mais de 1.900 (mil e novecentos) já passaram por suas turmas, o Sarau das Artes tem 14 anos de existência, mais de 236 edições realizadas e mais de 4.200 apresentações artísticas. No Grupo de Teatro, seu atual Espetáculo que estreou no segundo semestre de 2019, mesmo tendo parado na pandemia, já realizou 28 apresentações e não tem planos de parar. São dados que merecem respeito e aplausos pela resistência no fazer Artístico.

Hoje fazem parte deste grupo de resistência: Osėas Borba Neto, Chell Moriim, Rogério Barbosa, Tales Pimenta, Jéssica Preta, Laís Alves, Cleo Lima, Karine Lima, Liizz Rosa, Lucas Lima e Jullyana Carla.

Serviço:

Sarau das Artes
Hora: 15h
Ingresso: Gratuito

Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões
Hora: 20h
Ingresso de Meia para Todos R$ 20,00

Páginas no Instagram:


Nota do Blog: Esta blogueira que vos escreve é parte desta história. Por quase dois anos, integrei o João Teimoso como atriz e hoje tenho na memória grandes momentos, como no Sarau das Artes, na Paixão de Cristo 2013, em protestos pela reabertura do Teatro do Parque... Longa vida ao João Teimoso!