Mais um feriado prolongado chega, desta vez, pelo Dia de Tiradentes, celebrado na sexta-feira (21). Uma das opções de lazer mais escolhidas para os dias de folga são as viagens de carro, em família ou com amigos. Para garantir a chegada em segurança ao destino, é muito importante prestar atenção aos cuidados preventivos de revisão com o veículo.
As precauções precisam passar por todos os aspectos do carro, conjunto que os profissionais da área chamam de "saúde do veículo". Elementos principais a serem verificados são os pneus, que devem estar dentro da validade e sem avarias provocadas por agentes externos, como buracos e asfaltos irregulares. "São o primeiro contato do veículo com o solo, então merecem atenção primordial. É indispensável conferir se estão calibrados, alinhados e balanceados", detalha Marcos Felipe Lacerda, diretor de pós-vendas do Grupo Parvi.
O segundo cuidado deve ser com a troca do óleo, checando se está em dia; a temperatura, que pode sofrer alteração por conta do próprio desgaste dentro do motor; e a pressão. Lacerda indica sempre ter óleo e filtro válidos e com a quilometragem adequada. "Quando se faz a troca de óleo, é possível rodar até 10 mil km/h", acrescenta.
Outro setor a ser analisado antes da sonhada viagem é a parte elétrica. O ideal é verificar todos os jogos de luzes do carro. Setas e pisca-alerta, além das lâmpadas de alta e de baixa, precisam estar em perfeito funcionamento. Para quem utiliza acessórios, como as cadeirinhas infantis e os cintos de segurança para animais de estimação, a orientação é conferir se estão bem fixados, no local correto de instalação, e dentro das normas exigidas pela legislação.
*SINAIS DE ALERTA*
Mesmo que a revisão completa tenda sido feita antes de cair na estrada, alguns sinais de alerta podem aparecer já durante a viagem. Marcos Felipe destaca que não é necessário criar uma clima de ansiedade, apenas manter cautela e procurar ajuda especializada a qualquer sinal de anormalidade.
Um exemplo é quando o carro passa a "pender" mais para um lado. "Se isto acontecer, ou se o carro estiver trepidando a direção, pode significar que está com o elemento desregulado, com balanceamento, ou até mesmo com o pneu baixo", diz.
"Nestes casos, o recomendado é procurar o mais rápido possível um local adequado, com técnicos e mecânicos que trabalhem dentro das normas de fábricas e montadoras, para que o problema seja identificado e solucionado de maneira adequada".
Por fim, ter ao alcance das mãos um pequeno "kit de emergência" pode ajudar até a chegada da ajuda profissional. Ele deve conter pneu reserva calibrado e de prontidão para uso (estepe); triângulo para sinalização; luzes com pisca em perfeito estado; macaco mecânico; chave de roda e extintor para casos exigidos por lei.