Em alusão ao Dia Nacional de Conscientização do Autismo, que é comemorado no dia 02 de abril, a Prefeitura do Paulista, através das secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde do município, promoveu capacitação para os profissionais da rede e para os representantes de conselhos municipais. A ação aconteceu, nesta segunda-feira (03.04), na Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no bairro do Janga.
Com a temática: conscientizar, trazer informações e continuar promovendo a verdadeira inclusão social, vários serviços foram oferecidos no evento, como: solicitação da Carteira de Identificação do Autista e VEM Livre Acesso; informações e disponibilização dos formulários da Carteira Intermunicipal e Interestadual; orientações jurídicas; panfletagem com material sobre o autismo, além de suas características e direitos.
A atividade teve o apoio do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência da cidade do Paulista (COMID), do Anjo da Guarda e do Centro de Reabilitação e Educação Infantil Anjo da Guarda (CREI), que é uma organização não governamental (ONG) que faz tratamento de crianças e adolescentes com deficiência de toda a Região Metropolitana do Recife.
A coordenadora da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde, Ana Maria, informou que a capacitação é importante para desfazer o preconceito que existe ao transtorno de espectro autista. "Precisamos compartilhar conhecimento com os profissionais da rede e a sociedade do nosso município", finalizou a coordenadora.
O diretor da pessoa com deficiência da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, comentou que o evento está promovendo a capacitação para os profissionais da rede, representantes de instituições e dos conselhos municipais. "A qualificação é importante para a promoção da verdadeira inclusão social, desconstruindo o preconceito com conhecimento", pontuou Pyrrho.
A diretora da Criança e Adolescente da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Renata Cândida, assinalou que a atividade é fundamental para esclarecer os profissionais quanto à conscientização do autismo. "A gestão está de parabéns pela iniciativa e que possamos cada vez mais ser o município inclusivo para todos e todas", explicou a diretora.
Criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018, o Dia Mundial e o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo são celebrados em 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. O autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro e afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social.
Imprensa Paulista PE