quinta-feira, 13 de abril de 2023

Dia Mundial da Voz: fonoaudióloga alerta para os cuidados com a saúde vocal


Há quem desconheça, mas o profissional que tem a voz como instrumento de trabalho extrapola o mundo artístico. Além dos cantores e atores, professores, vendedores, jornalistas, palestrantes, advogados, atendentes e muitos outros também estão incluídos neste grupo. E esse público precisa de cuidados específicos para garantir a boa saúde vocal e, consequentemente, um desempenho satisfatório no trabalho. Por isso, em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado neste domingo (16), a fonoaudióloga Kelly Lima alerta para os hábitos que esses trabalhadores devem adotar a fim de evitar lesões e manter uma boa qualidade da voz.

A principal orientação que a fonoaudióloga dá é a hidratação: beber bastante água ao longo do expediente de trabalho é essencial para manter a mucosa das pregas vocais hidratadas e saudáveis. “Carregar consigo uma garrafa de água ajuda a lembrar de aumentar a ingestão do líquido. Além disso, ainda é possível hidratar de forma direta, através de nebulização com soro fisiológico. Esse hábito é fundamental para prevenir o desgaste da voz, como a rouquidão, por exemplo, e ainda auxiliar no tratamento de alguns distúrbios vocais”, explica Kelly.

Além disso, é preciso tomar alguns outros cuidados para preservar a saúde vocal. Entre eles, está o de evitar o uso de álcool e, principalmente, o cigarro e também os mais recentes “vapes”. A fono alerta que a quantidade de substâncias existentes nesses produtos pode ser altamente prejudicial à voz e à comunicação. “Apesar de, muitas vezes, terem um cheiro agradável, o uso prolongado desses materiais pode causar danos irreversíveis às pregas vocais e outros órgãos do corpo”, reforça a profissional - que lembra ainda de o profissional da voz evitar, antes de uma grande demanda vocal, alimentos que possam aumentar o muco na garganta, como o leite, chocolate, café.

“É fundamental lembrar que o pigarro ou tosse em excesso podem prejudicar as pregas vocais. Ao sentir um incômodo na garganta, dê preferência a tomar um copo de água em temperatura ambiente ao invés de forçar as pregas vocais. Também é bom reforçar que a rouquidão não é normal. Se esse quadro persistir por mais de dez dias o ideal é procurar um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo para investigar e tratar as causas desse processo”, destaca Lima. 

Outro fator importante para garantir um bom desempenho para o profissional da voz é realizar o aquecimento das pregas vocais. Antes de começar a cantar ou falar por um longo período, o ideal é fazer alguns exercícios orientados por um fonoaudiólogo para preparar o instrumento de trabalho e garantir que não haja falhas durante a aula, show e demais atuações. Neste domingo (16), das 10h às 13h, no Marco Zero, Recife Antigo, a fonoaudióloga Kelly Lima estará presente no evento da Liga da Voz de Pernambuco. Será um momento de orientação vocal para a população, com distribuição de água mineral e  material educativo para conscientizar o público a respeito dos cuidados com a voz.

*AMIGOS DA VOZ -* Para este ano, a 18ª edição da Campanha Amigos da Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) tem como tema “Voz: conexão sem fronteiras”. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância a respeito dos cuidados necessários com a saúde da voz, indicando medidas preventivas contra doenças, alertas de sintomatologia para a procura de diagnósticos com o profissional médico ou fonoaudiólogo, bem como direcionamentos a respeito de possíveis tratamentos.
Atrelados às condições de saúde vocal, a campanha conecta a sua relação direta com o bom desempenho da comunicação e das relações humanas, em suas diferentes frentes, na vida pessoal e profissional.

*SOBRE A PROFISSIONAL -* Kelly Lima é fonoaudióloga formada há 19 anos, especialista em Voz e Comunicação, pós graduada em Fonoaudiologia Hospitalar (Uninassau-PE) e em Voz (USCS-SP). Realiza atendimentos para Habilitação e Reabilitação da Voz e Performance Comunicativa no Empresarial RioMar Trade Center, Torre 1 - sala 1903, no Pina, Zona Sul do Recife. Para agendar uma consulta é só entrar em contato pelo telefone (81) 99957-4277. 
*Instagram: @kellylimafono*