A ansiedade é uma reação normal em situações de ameaça, pois funciona como proteção e defesa para o indivíduo, fazendo se antecipar a situação. Mas, em alguns casos, ela pode se tornar excessiva causando problemas físicos e psicológicos. Sua origem pode vir de diversas causas, que sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade como traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão.
Normalmente a ansiedade é acompanhada por pensamentos que correspondem à percepção de que estamos sob ameaça, perigo ou vulnerabilidade. Esses pensamentos ansiosos acontecem em situações de ameaça de si próprio ou de algum valor e/ou da fantasia de não ter competência suficiente sempre em relação ao futuro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo, com cerca de 10% sofrendo desse transtorno. De acordo com a psicóloga do Hospital Maria Vitória (HMV), Lilianne Pereira, a ansiedade patológica está baseada na insegurança frente a ausência de suportes em situações desconhecidas ou ameaçadoras, e, frequentemente, são acompanhadas de sintomas físicos, tais como: tensão muscular, dores de cabeça, taquicardia, falta de ar. Além disso, no estágio elevado, ela pode causar problemas nas situações de cotidiano das pessoas, tanto na vida social quanto na vida profissional e conjugal.
“Algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para a ansiedade, mas isso não significa dizer que a pessoa se torna refém do transtorno, pois há formas de lidar e conviver”, explica, acrescentando que os psicólogos são capazes de identificar o que causa a ansiedade e dar sequência ao tratamento ideal.
Quando identificada a ansiedade, é importante reconhecer e enfrentar o problema que gera seus gatilhos; manter uma vida organizada; ter uma boa noite de sono; alimentação de maneira adequada e saudável, além de praticar educação física.
SERVIÇO:
Hospital Maria Vitória
Diretora Técnica Médica: Dra. Jacyra Santa Rosa da Silva – CRM-PE 6658
Endereço: Avenida Doutor José Rufino, 1050, Areias.
Instagram: @hospitalmariavitoria