Por iniciativa do deputado João de Nadegi (PV), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) instala na próxima segunda-feira (10), às 10h, a Comissão Parlamentar Especial em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neuroatipicidades. A reunião de instalação será no auditório Ênio Guerra, Anexo I, 4º andar.
O principal objetivo do colegiado é construir soluções que garantam o respeito e a dignidade dessas pessoas, desde o diagnóstico até o acompanhamento profissional.
Além de João de Nadegi, a comissão reúne como membros titilares a deputada Rosa Amorim (PT) e os deputados Rodrigo Novaes (PSB), Eriberto Filho e Rodrigo Farias (PSB). A deputada Dani Portela (PSOL) e os deputados Mário Ricardo (Republicanos), Renato Antunes (PL), France Hacker (PSB) e Joãozinho Tenório (Patriota) são suplentes.
De acordo com João de Nadegi, a questão do autismo e outras neuroatipicidades fazem parte da pauta de prioridadades de seu mandato.
"Graça a Deus e a mobilização de muitos, viabilizamos essa implantação aqui na Alepe em tão pouco tempo. Andei pelo estado e presenciei o sofrimento de mães e pais de crianças autistas, que passam noites sem dormir para cuidar dos filhos. É uma dedicação total que sem um acompanhamento de profissionais especializados fica muito difícil", afirmou.
Segundo o parlamentar, são grandes as dificuldades em ter no estado espaços especializados para abrigar os pacientes e seus famílias. "Precisamos garantir que o respeito e a dignidade sejam assegurados. Por meio dessa comissão, vamos articular maneiras de ajudar essas pessoas. Estamos abertos ao diálogo e construiremos juntos esse caminho”, destacou o deputado.
Imprensa Alepe