O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, será celebrado em Caruaru com o evento intitulado de “Faça com a gente, não pela gente”. Neste sábado (18), no auditório do Senac, serão promovidas palestras com especialistas na área abordando o tema.
Às 7h30, o espaço está aberto para credenciamento. Às 8h, um espetáculo de dança com uma bailarina com síndrome de Down abre o evento. Com duração de uma hora, a partir das 8h30, será iniciada a palestra da psicopedagoga e especialista em educação inclusiva, Lidiere Barros. Às 9h40, é a vez da professora universitária e especialista em educação física adaptada, Ana Zélia Belo. Fechando o ciclo de palestras, o especialista em psicopedagogia clínica e institucional e diretor do premiado documentário “Cromossomo 21”, Alex Duarte, vai falar sobre o diagnóstico de síndrome de Down até a conquista dessas pessoas da sua própria autonomia.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição: https://educacaoespecialpe.com.br/palestra-sindrome-de-down-2023/. A entrada é 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições que atendem pessoas com deficiência e de baixa renda. O Senac fica na Av. Maria José Lyra, 140, bairro Indianópolis, ao lado do Caruaru Shopping.
Confira a programação completa abaixo:
07h30 – Credenciamento
08h - Apresentação cultural de abertura
08h30 - 09h30 - “Os quatro pilares da educação inclusiva da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI” com Lidieri Barros
09h40 - 10h50 - “A educação física como uma ferramenta de inclusão e liberdade” com Ana Zélia
11h -13h - “Síndrome de Down: do diagnóstico à autonomia” com Alex Duarte
13h -14h - Encerramento e sessão de fotos e autógrafos