O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) sediou na manhã desta quarta-feira (22) uma reunião da Câmara Chinesa de Comércio do Brasil (CCCB), uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal fomentar o estreitamento dos laços entre Brasil e China. Participaram do encontro o presidente do Sindloja, Augusto Costa, o gerente geral da CCCB, Arthur Guimarães, o presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, Pedro Augusto Cavalcanti, e diretores do Sindloja e CDL.
Um dos objetivos da reunião foi apresentar como é o funcionamento da câmara e como ela pode apoiar os lojistas para fazerem negócios com o mercado chinês. “A câmara é uma ponte entre os dois países. Estamos aqui para conhecer melhor sobre as demandas que as empresas de Caruaru tem com relação ao mercado chinês, seja para comprar produtos ou exportar produtos, e como a câmara pode prestar apoio futuro e abrir caminhos com relação à China”, explica o gerente da CCCB, Arthur Guimarães.
Está sendo estudada a viabilidade de criar uma sede da CCCB em Pernambuco, tendo em vista o potencial econômico do Estado para negócios em vários segmentos. Atualmente, a câmara possui núcleos em Minas Gerais, São Paulo, Pará e Shangai, contribuindo para geração efetiva de negócios entre empresas e empresários brasileiros e chineses.
“Com essa parceria, o Sindloja busca tornar acessíveis, aos pequenos e médios comércios da cidade, tanto a compra como a venda de produtos para ao mercado chinês”, afirma o presidente do Sindloja, Augusto Costa.
A câmara conta com uma equipe especializada de profissionais, no Brasil e na China, que realiza assessoria para superar as barreiras culturais existentes na relação Brasil-China e oferece soluções estratégicas para facilitar a concretização de negócios e a geração de resultados.
Depois dessa primeira visita da Câmara ao Sindloja, novas ações serão realizadas ao longo do ano com o intuito de fomentar a participação dos lojistas da região em negociações com o mercado chinês.