A Secretaria de Saúde de Caruaru, por meio do Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME Infantojuvenil), vai realizar na próxima sexta-feira (31) uma ação coletiva com mães e cuidadoras de crianças com deficiência. A intervenção será supervisionada pelas coordenações de Políticas de Inclusão, Saúde da Mulher e Saúde Mental.
Durante a ação, serão disponibilizados serviços de exame de citologia, educação em saúde, dentre outros. A ação se repete no dia 14 de abril. Na ocasião, serão ofertadas os serviços para as mães e cuidadoras das crianças com consultas agendadas para os dias 31/03 e 14/04.
A ação, em alusão ao Marco de Lilás, mês de Combate ao Câncer de Colo Uterino, e Abril Azul, de Conscientização pelo Autismo, uniu as duas comemorações para promover cuidados para as pessoas que sempre acabam ficando em segundo plano, as mães e cuidadoras.
“Ser mãe ou cuidadora de criança sem deficiência já não é uma tarefa fácil. Ser mãe ou cuidadora de uma criança com deficiência é enfrentar desafios todos os dias. Com isso, o autocuidado acaba sempre para depois. A ação busca promover esse momento para que elas possam se cuidar e se prevenir”, disse a coordenadora de Políticas de Inclusão, Sabrina Gomes.
Imprensa Caruaru