Na noite desta quinta-feira (23), o empresário Josberto Raimundo da Silva recebeu o título de Cidadão do Recife em uma cerimônia solene bastante prestigiada com nomes importantes da sociedade pernambucana, realizada na Câmara Municipal da cidade. A homenagem foi entregue pelo vereador Samuel Salazar (MDB), que destacou a contribuição do empresário para a gastronomia local e para o desenvolvimento econômico e social da cidade.
“É com grande satisfação que estamos aqui reunidos nesta sessão solene para homenagear um cidadão que, com sua trajetória de vida e trabalho, contribuiu significativamente para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse Samuel Salazar, acrescentando que ele é um exemplo de dedicação e perseverança.
Josberto Raimundo da Silva, conhecido como Beto Silva, é natural do município de Frei Miguelino-PE e é um profissional reconhecido por seu trabalho habilidoso e comprometido com a gastronomia. Em 2018, recebeu a honraria de “Maître Expressão Pernambuco” pelo Caxangá Ágape e hoje emprega cerca de 50 pessoas em sua empresa Tio Armênio.
O vereador Samuel Salazar ressaltou que a homenagem não é apenas pelo reconhecimento de sua contribuição para a gastronomia, mas também pelo comprometimento e amor que Beto tem pelo Recife e pelos recifenses. “Essa honraria representava também uma afirmação do comprometimento e amor de Beto Silva pelo Recife e pelos recifenses”, disse Salazar.
Durante a cerimônia, o filho do homenageado, Samuel Elias, fez um depoimento surpresa na tribuna, destacando a dedicação e a humildade de seu pai. “Primeiramente eu gostaria de agradecer a Deus em nome de nossa família. Todos sabemos como meu pai é um guerreiro e merecedor deste título. Ele trabalha com carinho e dedicação ao que faz. Nunca serviu com ganância, mas pela importância de fazer o que ama. Por conta disso, merece esse reconhecimento dos amigos. Todos te amamos. Pai, parabéns por ser este homem honesto, trabalhador e humilde.”
Em seu discurso de agradecimento, Beto Silva afirmou estar emocionado com a honraria e se disse orgulhoso por ser agora um recifense duas vezes. “Como os senhores podem ver, a minha história é simples, como um prato de feijão e arroz. Mas o tempero é bom. Ele é composto de honestidade, de crença em Deus e na bondade humana, amizade sincera, princípio de honraria, gratidão e sinceridade”.
A solenidade foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife. Também participaram do evento, o desembargador Frederico Neves, segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco; e o vereador Anaceto Lima, do município de Frei Miguelinho.