As ONGs Arco e Vale PCD promovem neste sábado (18), no Pajubar, no bairro da Boa Vista, no Recife, a 1ª edição da Festa "Vale Tudo". O projeto, pioneiro no país, tem o objetivo de celebrar a diversidade e a inclusão, com acessibilidade e segurança. Durante o evento, o público contará com apresentações de DJs LGBTQIAP+ e PCDs (pessoas com deficiência) e feira de empreendedores. A fim de contribuir para o fortalecimento de ações promovidas pelos grupos, o público poderá ainda realizar doações em dinheiro, durante o evento. A festa tem início às 18h e a entrada custa R$ 10,00.
O presidente da Arco, Carlos Santos, ressalta a importância do evento. “O que não é visto, é como se não existisse. Por muitos anos, poucas pessoas se incomodaram com o fato de vermos pequenos grupos de pessoas com deficiências em espaços de lazer, como festas noturnas, por exemplo. E então a gente pensou, já que esses espaços não existem, que tal a gente criar um? Daí surgiu a ideia do Vale Tude, esse evento criado para que a gente possa ver representatividade de corpos diversos, com acessibilidade, dignidade e muita alegria”, pontuou.
De acordo com a presidenta do Vale PCD, Priscila Siqueira, o projeto nasceu da necessidade de oferecer entretenimento para as pessoas com deficiência, que muitas vezes são invisibilizadas e não têm acesso a espaços de lazer, pela falta de planejamento dos promotores dos eventos que não oferecem acessibilidade. “Nós não temos festas pensadas para pessoas com deficiência. As pessoas veem acessibilidade como algo a parte e não algo que tem que está dentro de todo o planejamento, para que todo mundo possa curtir junto”, concluiu.
*SOBRE AS OSCs* - O Vale PCD e a ONG Arco são Instituições da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham com projetos voltados à população LGBTQIAP+. O Vale PCD nasceu em 2020 como um coletivo, e hoje é a primeira ONG nacional com a diretoria e produtores de conteúdo totalmente formada por pessoas com deficiência que são LGBTQIAP+. O propósito é dar visibilidade dentro e fora da comunidade para esse recorte específico.
Já a Arco foi criada em maio de 2022 e realiza trabalhos de combate ao preconceito e discriminação à comunidade LGBTQIAP+, por meio de projetos em diversos eixos de atuação, realizados de forma sazonal e a partir do financiamento coletivo da sociedade civil. O grupo, que atua principalmente em comunidades de Jaboatão Centro, promove ainda articulações com instituições públicas e privadas, com o objetivo de levar educação e informação sobre diversidade para o público em geral.
*SERVIÇO*
1ª Festa Vale Tude
Dia: 18/03/2023
Hora: 18h
Local: PajuBar (Av. Manoel Borba, 693, bairro da Boa Vista – Recife).
Ingresso: R$ 10