quinta-feira, 9 de março de 2023

QuilomBOLA, exposição virtual


Na Exposição Quilombola, o fotógrafo Hermes Costa Neto, através do futebol, revela as características das comunidades quilombolas, estes que sempre servirão como símbolos para a reflexão sobre a luta pelos direitos humanos, destacando nesse ensaio o ser humano em integração com a paisagem.

Em diversas imagens, os campos, muitas vezes precários, com piso de terra batida e barras do gol com estrutura artesanal, formam um cenário atemporal que cria uma ponte entre o passado e o presente. Para cada localidade, o fotógrafo procura perceber e definir uma identidade própria.

No Brasil, as comunidades quilombolas sempre serviram como símbolos para reflexão sobre a luta pelos direitos humanos. Na exposição “QuilomBOLA”, o fotógrafo registra e amplifica a força presente nessas comunidades de resistência social e cultural por meio do futebol.

Ao retratar a prática do futebol nas comunidades quilombolas por meio da fotografia, Costa Neto ressalta a pulsação de vida presente nesses ambientes. Peculiaridades e características étnicas são realçadas nas imagens das comunidades quilombolas, sempre exaltando a temática do futebol como ponto de partida entre o fotógrafo e os moradores locais praticantes do esporte, seja por lazer ou profissionalmente.

As comunidades fotografadas estão localizadas na Mata Norte, no Sertão e no Agreste de Pernambuco: Chã dos Negros, em Passira-PE, Águas do Velho Chico, situado a 20km da cidade de Orocó-PE, Povoado de São Lourenço, em Goiana-PE, Comunidade Quilombola de Castainho, localizada em Garanhuns, Conceição das Crioulas, distante 20km da cidade de Salgueiro. Na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas onde representatividade do futebol feminino é muito potente, Hermes voltou suas lentes para as espetaculares jogadoras quilombolas de lá.

No Brasil, o futebol está associado à valorização da cultura negra graças a heróis modernos como Pelé, Garrincha, Leônidas, Zizinho, Domingos da Guia, Didi, Rivaldo, entre outros. O esporte promove a inclusão social e tem oferecido oportunidades de crescimento que derrubam lógicas racistas ou fronteiras entre classes sociais. O tema já foi abordado pelo jornalista Mário Filho (irmão de Nelson Rodrigues) no clássico livro “O Negro no Futebol Brasileiro”.

Com este projeto, o fotógrafo Hermes Costa Neto contribui para a identificação das raízes e origens dessa tradição transformadora.

O Artista - Hermes Costa Neto iniciou a sua carreira como repórter fotográfico na Folha de Pernambuco e em seguida na Fundarpe. Desde entnão realizou mais de 15 exposições, entre individuais e coletivas. Foi orientador de cursos de fotografia e vídeo digital em instituições de formação audiovisual. Em 2023 o fotógrafo completa 23 anos de profissão

Como videomaker, acompanhou em turnê pelo Brasil, durante 2(dois) anos a banda “Orquestra Contemporânea de Olinda” através de projetos patrocinados, pela Petrobras e Caixa Econômica.

Cursou cinema digital se especializando em direção de fotografia, entrando para o universo de produção de making-of, still, videoclipes e curtas-metragens. Como Fotógrafo de cinema, participou de festivais nacionais e internacionais a exemplo do Cine PE e o Festival de Rotterdam na Holanda.

Atualmente o fotógrafo se dedica a circulação, de 2(duas) exposições fotográficas intituladas; “QuilomBOLA” e “Orixas, Mestres e Folhas”, lançando seu primeiro foto livro, no primeiro semestre de 2023.

Como diretor de fotografia, Hermes vem produzindo uma série documental, que aborda o tema sobre as vivências de pessoas que moram e/ou trabalham as margens do Rio São Francisco.

Exposição “QuilomBOLA”

Local: 
CTL SESC Guadalupe na praia de barra de Serinhaém.

DATA ABERTURA: 10/03

HORÁRIO DA ABERTURA: 19hrs as 22hrs  

HORÁRIO E DURAÇÃO 
11 de março a 31 de maio
Ter a sab: das 8h às 17h
Entrada Gratuita