quarta-feira, 8 de março de 2023

Programas de desenvolvimento fazem a diferença e aumentam a participação de mulheres na liderança


O Dia Internacional da Mulher é uma data para celebrar as conquistas e reconhecer os desafios enfrentados pelas mulheres. Um deles é a representatividade feminina em diversas áreas da sociedade. Nesse sentido, buscando a promoção da diversidade e maior equidade de gênero, o GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar da América do Sul, estabeleceu metas específicas sobre o tema dentro do seu ciclo de compromissos públicos para 2025: atingir 40% das mulheres em cargos de liderança. Atualmente, 52% do quadro de colaboradores são mulheres e elas já ocupam 38,3% dos cargos de liderança. 

Os programas de liderança feminina são um bom exemplo de como as empresas podem contribuir para a promoção da equidade de gênero e para o fortalecimento das mulheres em posições de liderança. No caso do GPA, foi criado o Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, um projeto que tem o objetivo de aumentar a representatividade feminina na em cargos de liderança dentro da empresa, e já impactou mais de mil mulheres desde a sua primeira edição, em 2019.

Em 2015, o grupo formalizou o compromisso com a promoção da Diversidade e Inclusão e definiu cinco temas prioritários para o fortalecimento de políticas e processos para garantir os direitos, o respeito, a valorização e a equidade de todos(as): inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência, diversidade etária, equidade de gênero, equidade racial e respeito e promoção aos direitos LGBTQIA+.

As ações contam com o apoio do Comitê de Sustentabilidade e Diversidade para garantir a transparência na estratégia de sustentabilidade, o GPA também assumiu importantes compromissos voluntários, com instituições como Aliança sem estereótipo (ONU Mulheres) e Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero.