A previsão climática sazonal para o período de abril a junho de 2023 foi baseada nos resultados de modelos numéricos de previsão climática para o referido trimestre, bem como nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical, assim como da atmosfera global. Os modelos climáticos de previsão da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) dos oceanos indicam condições de aquecimento na região equatorial do oceano Pacífico. No Atlântico Tropical Sul, a previsão da TSM mostra um aquecimento.
A previsão climática para trimestre abril-maio-junho/2023 indica acumulado de chuva de normal a abaixo da média no extremo oeste do Sertão de São Francisco, normalidade no sertão pernambucano, e normal a acima da média no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana. É importante salientar que o trimestre corresponde ao final do período chuvoso da região do Sertão. Visto as anomalias de temperatura do Atlântico, o litoral pernambucano está sujeito a eventos intensos de chuva, por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento das previsões diárias e dos avisos emitidos pela APAC.
Esse prognóstico foi resultado do consenso da Reunião de Análise e Previsão Climática para Nordeste do Brasil, coordenada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima - APAC, realizada por meio de videoconferência, no dia 23 de março de 2023, com participação dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste e do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.
Veja a seguir a divulgação para a Imprensa dessa previsão para os próximos meses:
Imprensa APAC