Presente ao evento, o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Carlos Mello, comentou que “a premiação de um peixe amazônico nesse evento é um importante reconhecimento mundial de uma potencial oportunidade de emprego e renda para os amazonidas”. E completou: “ O cultivo socioambiental sustentável de tambaqui é uma alternativa de diversificação econômica para a Rondônia e região”.
O prato premiado foi levado para a feira pela Netuno USA, subdiária norte-americana da brasileira Netuno, sediada no Recife. As costelas, segundo a própria empresa, são grelhadas, assadas e fritas, cortadas em porções. Combinam bem com frita de peixe e molho para churrasco – segundo a propaganda levada para a feira de Boston.
“Isto é grande”, disse, entusiasmada, a diretora de Vendas e Marketing da empresa, Amanda Antonio, ao ser anunciada como vencedora. Ela contou que o produto nasceu de um processo colaborativo. "Todos, desde nossos empacotadores e processadores até nossos proprietários, acreditam em colocar para fora produtos de qualidade e ser inovadores", discursou.
Inspirado pelas tendências populares no Brasil, Antonio acrescentou que as costelas de tambaqui podem servir como alternativa às costelas de carne ou costelas de porco nos restaurantes do tipo em que a própria pessoa se serve ou em bares e botecos.
O tambaqui vencedor é criado em fazendas nas águas limpas da Amazônia, no estado de Rondônia. Omnívoro, ou seja, come praticamente tudo animal ou vegetal, o tambaqui não precisa de farinha ou óleo de peixe para sua alimentação.
A feira e o concursoA Seafood Expo North America/Seafood Processing North America termina nesta quarta-feira (14). No primeiro dia, um painel de juízes selecionou os produtos vencedores a partir de uma lista de 11 finalistas. Produzido pela Diversified Communications, este evento é o maior da indústria de frutos do mar na América do Norte e atrai profissionais do setor de todo o mundo, incluindo 1.141 empresas expositoras de 49 países.
Os produtos finalistas foram avaliados levando em consideração vários critérios, incluindo exclusividade e adequação ao mercado, perfil gustativo, potencial de mercado, conveniência, valor nutricional e originalidade. Os juízes deste ano incluíram o Gerente de Desenvolvimento de Negócios Performance Foodservice Jeff Meagher, o Vice-Presidente de Garantia de Qualidade e Segurança Alimentar da The Cheesecake Factory, Al Baroudi, e o Gerente de Categoria de Carne e Frutos do Mar Douglas Varanai.
Os finalistas do concurso deste ano foram selecionados através de uma triagem prévia dos produtos participantes da Seafood Expo North American New Product Showcase, que apresenta produtos do mar, condimentos e pratos culinários lançados no ano passado pelas empresas expositoras.
Imprensa Ministério da Pesca