Há algum tempo a gente explicou aqui sobre as vacinas, inclusive dizendo que elas não causam autismo, mas como o preço da liberdade é a eterna vigilância, lá vamos nós destrinçar outra fake news troncha. E essa mexeu comigo duplamente, porque chegou uma mensagem - no mínimo - equivocada no celular de minha mãe. Idosa e com vacinação agendada pelo Conecta Recife - e se você vive na Capital Pernambucana, vai timbora marcar sua vacinação - ela ficou assustada e eu fiquei indignada, pelo simples fato de que a desinformação continua prejudicando e matando as pessoas. Mas nosso Blog é um prestador de serviços e agora vai explicar pra você o porquê de não ter que se preocupar com a vacina bivalente anticovid.
A vacina bivalente contra a Covid-19 promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2. No caso, ela é chamada de bivalente porque tanto abrange a cepa original, registrada em Wuhan, na China (Que originou a pandemia em março de 2020), e a variante ômicron, que desde 2022 predomina em todo o mundo. A vacina é aplicada em uma só dose. A Farmacêutica disponibilizou a bula e você pode ler aqui.
Hoje (18), alguns estados - Pernambuco, inclusive - liberaram as doses bivalentes para todos os grupos prioritários: Agora, podem tomar a bivalente: Idosos a partir de 60 anos; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; Pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos; Indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos; Gestantes e mães de resguardo; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos; População privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade. Procure saber se seu estado já fez isso.
Não tem jeito, só vacinando é que a gente acaba de vez com a Pandemia, pois o vírus pode não desaparecer, então o grande desafio é controlar sua disseminação. Se cada vez mais pessoas se protegerem por meio da vacinação, o coronavírus perde a capacidade de infectar tantas pessoas ao mesmo tempo, o que pode tornar a doença cada vez menos frequente.
Voltando à Fake News que chegou até minha família, disseram que poderia causar paralisia e até matar quem tomasse o imunizante. A Pfizer diz em comunicado que já distribuiu globalmente mais de 4.4 bilhões de doses da vacina ComiRNAty em mais de 181 países ao redor do mundo e não há alertas que apontem para qualquer mudança no padrão de segurança do imunizante. Pela fé, amigos, amigas e amigues, VACINAS SÃO SEGURAS e por décadas garantiram a saúde e a erradicação de doenças pelo mundo, como varíola, sarampo e poliomielite.
Espalhar Fake News é crime e dá cadeia, sim! Assim que chegar a você uma informação muito alarmante, absurda e que cause o dobro ou triplo de indignação, vá checar se é verdade ou não.
E sim! Mainha vai se vacinar.