sábado, 4 de março de 2023

#OBlogExplica Escravidão X Analogia à Escravidão

 

Uma das maiores vergonhas nos dias atuais aqui no Brasil foi a descoberta de que trabalhadores nordestinos (a maioria originária da Bahia) estavam em um regime análogo à escravidão em vinícolas no interior do Rio Grande do Sul, fabricantes de marcas bem conhecidas de vinho . E pra piorar, nos últimos anos, o número de trabalhadores nessa situação aumentou consideravelmente

A sociedade brasileira, claro, reagiu com indignação a tudo isso. Inclusive o Senado Federal. E, como a gente está com um Governo Federal de Verdade, o Ministério dos Direitos Humanos já está solicitando ações imediatas contra o trabalho escravo no Sul do País.

E o pior, muitos desses trabalhadores eram espancados, de acordo com denúncias, e tipo, os trabalhadores sulista comentaram que isso não acontecia com eles. Em meio à violência, bradavam: "Baiano bom é baiano morto" e "Acorda, demônio, vai trabalhar".

O pior é que esse tipo de coisa não acontece apenas no Rio Grande do Sul. O trabalho escravo no Brasil atual é uma violação grave dos direitos humanos. Mais de 60 mil pessoas foram vítimas desse crime nas últimas duas décadas. Minas Gerais, Goiás e Bahia foram os três estados que concentraram o maior número de operações de fiscalização e resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão em 2022.

A maior tristeza nisso tudo é a constatação de que o Brasil é um país terrivelmente escravocata. Oficialmente, o Brasil assinou a Lei Áurea em 13 de maio de 1888, mais de 300 anos depois de instituir o sistema no Brasil, ainda na colonização. E um item a mais nessa vergonha: o País foi o último no Ocidente a libertar os escravizados.

Embora a ONU proíba veemente a escravidão no mundo, e o Brasil tenha legislações para combater os trabalhos forçados, como o Código Penal, por exemplo, sabemos que a mentalidade escravocata vai demorar a ser combatida, e isso podemos ver nos afrodescendentes, que são maioria nas prisões, nas favelas e nos trabalhos precarizados.