Daniele Tavares é empreendedora e produtora de moda no Rio de Janeiro. Ela convive com uma doença degenerativa chamada Charcot-Marie-Tooth, , condição que se agravou depois que ela contraiu Covid-19. Adaptando-se a uma cadeira de rodas, ela aproveitou seus conhecimentos de moda e figurino para criar peças de roupa para pessoas com dificuldade motora, bem como cadeirantes. Assim nasceu a Veste Fácil, uma marca com objetivo principal de ser inclusiva. E em entrevista ao blog, Daniele nos contou sua trajetória, ideias e inspirações. Vamos à entrevista?
1) Como surgiu a ideia de fazer roupas para PCDs?
A ideia surgiu após me tornar uma vítima do Covid 19 em 2022, e o vírus contribuir para o avanço da minha patologia de nascença (Charcot Marie Tooth). Essa patologia geralmente é caracterizada por uma má formação de DNA, causando fraqueza muscular, dificuldades na coordenação motora, e em alguns casos desvio de coluna (escoliose) que é o meu caso.
A partir dai, vi o quanto roupas mais acessíveis e práticas de vestir tecnicamente falando, poderiam atender melhor não só as minhas necessidades, mas a de todas as pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. É também uma oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendi no curso de coordenação de moda e figurino, sempre gostei do universo da moda.
2) Você tem alguma história de alguém que adquiriu uma peça de sua griffe, que se sentiu feliz, satisfeita ou contemplada?
Nossa marca ainda é recente, iniciamos as vendas no fim do ano passado, porém houve a necessidade de pausar as divulgações, principalmente pelos impactos que a pandemia trouxe para o mundo empresarial, e só agora recomeçamos buscando obter nossos primeiros clientes. Inicialmente, haviamos optado pelo marketplace, contudo, após análises, concluimos que não estava sendo uma ferramenta eficaz para chegar até o nosso público, e mudamos para o tráfego pago.
3) Você me disse que sua história é de muita luta. Conte pra mim e pros leitores do blog
A Veste Fácil Inclusiva é um ato de resistência, levando-se em consideração o fato de que apenas 1% das pessoas com deficiência estão no mercado de trabalho, e ouso até dizer que é também um processo de autoconhecimento. A partir da marca pude entender melhor a importância do empoderamento de nós, pessoas com deficiência, e da luta contra o capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiência).
Sempre sofri preconceito e fui muito tímida, ao longo dos últimos tempos venho aprendendo a trabalhar isso. Antes de querer transmitir esse empoderamento com uma peça de roupa, ele deve começar por mim, e apesar desse sonho já ter passado por algumas tentativas frustradas, hoje eu sei que posso, e quero ajudar outras pessoas com deficiência nesse processo também.
4) Você pensou em conforto e acessibilidade nas roupas. Mas e em relação à moda e à beleza, isso tb é parte de suas criações?
Com certeza, a marca engloba todos os aspectos da moda, nosso propósito é justamente trazer peças atualizadas com as tendências do mundo fashion, mas que ao mesmo tempo estejam prontas para atender as necessidades do público pcd, que muitas vezes pelo preconceito é ignorado pelo mercado da beleza, a moda é para todos sem distinção, e para ser de todos ela precisa ser Inclusiva!
5) Em quem você se inspira pra fazer suas criações?
Me inspiro na causa de nós pessoas com deficiência, e na vivência de cada um que venho conhecendo desde quando idealizei o projeto da marca.
Ao longo do tempo vi a importância de se atentar aos vários níveis de mobilidade, pois em um primeiro momento, meu foco principal era as pessoas com um maior comprometimento de mobilidade, mas sempre houve um cuidado em não utilizar materiais ou objetos que pudessem dificultar, como por exemplo, o ziper, que demanda uma certa força motora. Nosso objetivo é trazer praticidade, sem deixar de ser uma roupa atrativa para o cliente, dai a proposta de se trabalhar inicialmente com T-shirts, por serem peças versáteis, populares e com bom custo benefício.
Uma personalidade do mundo da moda que também me inspiro, é a estilista e empresária francesa Coco Chanel, fundadora da Chanel, uma das marcas de luxo mais conhecidas no mundo, ela foi uma mulher revolucionária e visionária, criou a técnica prêt-à-porter (pronto para usar), onde a modelagem da peça já vem pronta sem precisar de ajustes, a exemplo das peças que são expostas nas vitrines das lojas hoje em dia.