Jovens de escolas públicas selecionados pelo Embarque Digital já poderão se matricular, na próxima semana, no programa para formação na área de tecnologia da informação. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula pessoalmente no período entre segunda (13) e quarta (15), das 8h às 18h no Cais do Apolo, 222, 8º andar do Edifício Vasco Rodrigues, no Recife Antigo. Equipes do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) estarão de plantão para auxiliar e tirar dúvidas.
A documentação necessária para a matrícula, o nome dos jovens selecionados e informações completas do programa está disponível no endereço: http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital
Serão disponibilizadas 60 vagas para Unit-PE, que é parceira do Porto Digital, no programa. Os participantes serão preparados por meio do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), que foi elaborado em conjunto com o Porto Digital e já recebeu atualizações na grade acadêmica para atender à demanda do mercado do polo de tecnologia e inovação da cidade.
Aulas - As aulas serão presenciais, com jornada de segunda a sexta, e estão previstas para iniciar no próximo dia 20. A formação terá duração de dois anos e meio. Nesse momento de aprendizagem, o aluno fará residência no Porto Digital. Além da vivência teórica e prática, os alunos de ADS conseguem vaga no mercado de trabalho.
O programa - Viabilizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o Porto Digital, o programa Embarque Digital está ofertando 350 novas vagas para esta quarta turma, nos cursos de Análise de Desenvolvimento e Sistemas e Sistemas para Internet. A intenção é formar mão-de-obra qualificada para atender ao crescente mercado de Tecnologia da Informação, bem como melhorar a empregabilidade de jovens egressos da rede pública, na área da tecnologia.
A formação técnica será em nível superior para os cursos presenciais de graduação tecnólogo, com duração de dois anos e seis meses. Após a formação, os profissionais ficarão, no mínimo, dois anos trabalhando em empresas da capital pernambucana. A graduação é custeada pela Prefeitura do Recife. O programa já possui 800 estudantes em formação e a meta é beneficiar dois mil estudantes. Atualmente, 42% dos estudantes que participaram da primeira turma do Embarque Digital já estão empregados ou estagiam na área de TI.