terça-feira, 7 de março de 2023

Maria Marighella, presidenta da Fundarpe, recebe voto de aplauso da Câmara Municipal do Recife

 

Vereadora licenciada de Salvador, a nova presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella, foi alvo de um voto de aplauso concedido pela Câmara do Recife nesta terça-feira (7). Na tribuna da Casa, a autora do requerimento da homenagem, vereadora Liana Cirne (PT), falou sobre a cerimônia de posse da nova direção do órgão e desejou um novo momento para as políticas de cultura do Brasil.

“Maria Marighella é a primeira nordestina a assumir o comando da Funarte. É a primeira mulher negra a assumir o comando da Funarte. Ela é atriz, gestora de políticas culturais, já esteve na Funarte durante o governo Dilma Rousseff e, com o golpe contra a presidenta Dilma, foi afastada da gestão”, afirmou Cirne no pronunciamento. “Agora, volta com o compromisso de garantir políticas públicas de fomento a todas as linguagens artísticas”.

A vereadora afirmou ter prestigiado a posse da nova diretoria da Funarte, ocasião em que presenteou Marighella com um símbolo da cultura pernambucana: uma gola de caboclo de lança de maracatu rural confeccionada em Cidade Tabajara, Olinda. “Fiquei muito feliz ao ouvir da nossa presidenta da Funarte – que, aliás, é neta do fundador da ALN [Ação Libertadora Nacional], Carlos Marighella – que aquela gola de caboclo de lança seria colocada na parede do seu gabinete na Funarte. Pernambuco estará lá, como um dos estados que mais produz cultura no brasil, na sala da presidência da Funarte, de maneira física e simbólica”.

Para Cirne, a homenagem da Câmara se estende à própria cultura brasileira. “A indústria cultural no Brasil gera mais empregos e renda que a indústria automobilística, que a indústria do vestuário. Temos que tratar cultura com o valor que ela tem”, disse. “Que seja, depois de um desgoverno horrível, em que a cultura foi tão perseguida, censurada e violentada, um momento de pujança para a cultura brasileira. Sucesso para a Funarte e para Maria Marighella à frente dessa instituição tão importante. Vida longa à cultura brasileira”.

Imprensa Câmara Recife