O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, vem cumprindo com as metas do Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde para a Segurança do Paciente. Trata-se de uma iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa para reduzir os índices de infecções nas Unidades de Terapia Intensiva, e que terá seu desfecho no próximo mês de maio após um ano de trabalho. Nessa quarta-feira (8), a unidade recebeu a visita de uma equipe da Apevisa, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, para avaliar o desempenho do projeto na UTI do HMA.
“Estamos participando do projeto desde o início e conseguimos conscientizar nossos profissionais da importância da higienização das mãos para diminuir os casos de infecções relacionadas à assistência à saúde”, explica a enfermeira Sandra Assis, gerente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/HMA). “Nesse período, realizamos treinamentos, aumentamos a oferta de álcool em todas as dependências do hospital e conseguimos disponibilizar uma pia para higiene das mãos para cada cinco pacientes de UTI”, comemora.
Os resultados foram analisados e aprovados pela equipe da Apevisa, que percorreu as três Unidades de Terapia Intensiva do HMA numa fiscalização de quase duas horas. Foram observadas a melhoria da disposição para higienização, com a adesão aos cinco momentos da higiene das mãos, e a colocação de lembretes nos locais de trabalho, cuja fase de implantação está sendo iniciada. Uma nova visita está prevista para o mês de maio, com avaliação de toda a estrutura.
A prática da higiene das mãos é uma das seis metas de Segurança do Paciente estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir o acesso a uma assistência de saúde segura, com estratégias e soluções para promover melhorias no atendimento através do Programa Nacional de Segurança do Paciente. O Hospital Pelópidas Silveira, outro integrante da Rede FGH, também participa do projeto da Anvisa.
Com informações da jornalista Iana Gouveia