Neste final de semana, muita gente vai bater pé no comércio do Centro do Recife para comprar os itens já prontos - como ovos de chocolate e caixas de bombom - ou preparar iguarias para o período mais doce do ano: a Páscoa. A uma semana da data, a expectativa é favorável para os lojistas. “O comércio reforçou estoque e espera vender entre 10% e 15% a mais nas vendas deste ano, em relação ao mesmo período de 2022”, adiantou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) e também do Sindilojas, Fred Leal.
Segundo ele, muita gente está indo ao Centro buscar também matéria-prima para o preparo de chocolates artesanais. Seja para consumo próprio, presentar alguém ou gerar renda com iguarias. A lista de compras envolve itens como ingredientes, formas, embalagens, coelhinhos, cestas, fitas e outros artigos.
Ainda de acordo com o presidente da CDL Recife, além de reforçar estoque, a estratégia dos lojistas também envolve promoções, entrega e outras iniciativas para atrair a clientela.
Atacado - A rede pernambucana Novo Atacarejo comprou 30% a mais de itens de Páscoa, este ano, para suas 20 lojas no Estado, entre Região Metropolitana do Recife e interior. O reforço no estoque é para abastecer pequenos estabelecimentos e também os empreendedores e profissionais da área da gastronomia, que produzem pratos para gerar renda no período.
O mix envolve principalmente bacalhau, pescados, azeite, vinhos, temperos e, claro, ovos de chocolate, além de matérias-primas como barras, recheios, artigos de bazar e demais itens para a produção de ovos artesanais. Só com bacalhau importado, a rede comprou sete contêineres, o que equivale a praticamente o dobro do que foi comprado para o mesmo período do ano passado. Outra novidade é a instalação de uma barraca, na entrada das lojas, para quem quiser cortar o peixe congelado, na saída.