Com a intenção de ajudar a criar uma identidade inclusiva e alertar para a importância dos eventos se adaptarem, o Festival Recife + Verde está preparando uma série de ações com acessibilidade, incentivando práticas sociais sustentáveis e lançando um projeto que incentiva a contratação de jovens com deficiências para trabalhar em eventos culturais em parceria com a empresa Soluções Inclusivas, especializada em projetos de acessibilidade e práticas ESG (Environmental, Social and Governance).
Uma área especialmente sinalizada com visibilidade boa para o palco será preparada, no dia 01 de abril no Classic hall, para receber as pessoas com deficiência. Uma equipe de receptivo treinado irá receber o público PcD que inclui acessibilidade comunicacional com shows bilíngue, traduzidos em libras. Uma lista está sendo feita para ingressos, limitados, gratuitos.
Nicole Aguiar faz parte da equipe que estará no Festival Recife + Verde. Ela é usuária de cadeiras de rodas e frequentadora de eventos culturais, tornou-se ativista por seus direitos. Ela conta: “Passei um constrangimento em evento recente durante o carnaval, além de muito medo no meio da multidão, sem visibilidade para o show, sem acesso ao banheiro e sem rota para sair do local. Por fatos como esse, me tornei ativista e vou lutar para acessiblizar cada espaço. Vou ocupar todos”, Nicole é do Coletivo Aurora PcD (@aurorapcd), de mulheres com deficiência que lutam pela acessibilidade. Na equipe do Festival Recife + Verde também tem um fotógrafo com Síndrome de Down, que vai clicar todo o evento.
“Um evento só é bom com respeito a diversidade. Para uma pessoa com deficiência poder aproveitar bem uma balada é preciso adaptar os ambientes e principalmente, oferecer apoio e suporte. A segurança de que ela não está sozinha”, diz Manolo Cunha, produtor do evento. Motivado pela empatia, foi firmada a parceria com Soluções Inclusivas, empresa especializada em projetos para pessoas com deficiência e acessibilidade para eventos (@sejainclusive) para cuidar de todas as ações de inclusão do Festival Recife + Verde .
“Já passou da hora de PcDs serem protagonistas da própria história. Elas querem levantar as bandeiras de suas reivindicações, lutar por seus direitos e contra o preconceito. Por isso a gente ama iniciativas assim, que ajudam a criar práticas inclusivas e de pertencimento social”, comenta Daniela Rorato, gestora da Soluções Inclusivas.
O lema é “Curtir com Inclusão”. É essa a orientação que o Festival Recife + verde que trazer para modificar o conceito na organização de eventos na cidade. Além dessas ações inclusivas o Festival trará além dos shows dos Racionais MCs, Djonga e Baiana System, mostra fotográfica, exposição Arte Reciclada e Mundo dos Oceanos, Espaço do Conhecimento voltada para educação, pista de skate, tatuagens e caricaturas sendo feita na hora, grafite,B-Boys e batalha de rimas, lojas de souvenirs e a cada 10 ingressos vendidos uma árvore será plantada.
O Festival Recife + Verde mostra que a preocupação com uma cidade mais sustentável, inclusiva e ecologicamente viável é a chave para um futuro melhor para seus habitantes, venha conferir e participar dessa mudança. Meia entrada para PcD e Lista Free com vagas limitadas. O cadastro poder ser feito pelo email: sejainclusive@gmail.com. A organização é da Tuk Shows e Classic Hall que doará alimentos arrecadados através do ingresso social.