De 9 a 15 de março, o casarão da Academia Pernambucana de Letras (APL) irá respirar pura arte e preservação da natureza com a inédita exposição em NFT com 15 fotos de Baobás. O projeto, que tem como tema “Pernambuco - Jardim dos Baobás”, é uma idealização do advogado, acadêmico e escritor Antônio Campos com fotos de Marcus Prado.
Do litoral ao sertão pernambucano, podemos encontrar 153 pés de baobás. O Estado reúne a maior quantidade no mundo, depois da África, segundo o jornalista e fotógrafo Marcus Prado que percorreu 700 km pelo Estado, pesquisando sobre a espécie.
Devido a aparência dos galhos que se parecem com raízes, o Baobá pode ter uma vida muito longa, chegando a existir por milhares de anos. Podemos dizer que existem oito tipos de baobá, sendo que seis deles tiveram origem em Madagascar, um em Senegal e o último na Austrália. Um dos baobás brasileiros, com 350 anos e cerca de 15 metros, está localizado na Vila de Nossa Senhora do Ó, em Pernambuco.
A abertura oficial da exposição será no dia 9 de março com acesso ao público a partir das 18h. Ao todo serão 15 fotografias expostas em quadros moldurados, e quem adquirir uma obra, levará tanto a arte digital em NFT, como a arte física. Na ocasião, haverá uma palestra de Antônio Campos e também do empresário Bruno Souza, CEO da GreenGo Capital, sobre a Evolução dos NFTs nas Artes.
Na sequência, acontecerá o lançamento dos livros “Pernambuco - Jardim dos Baobás” e “Resistir na Era das Incertezas” de autoria de Antônio Campos, pela Editora Gente. Logo em seguida, os convidados serão recepcionados com um coquetel
Nos demais dias, de 10 a 15 de março, o horário de visitação fica das 9h as 18h, na APL, localizada na Av. Rui Barbosa, no bairro das Graças, na Zona Norte de Recife.
E O QUE É NFT?
NFT é a sigla para Non-Fungible Token, ou token não fungível. Um ativo digital que é criado por uma tecnologia chamada blockchain e que serve como identidade digital de um objeto (como se fosse o nosso CPF). O NFT garante a autenticidade daquele item que passa a ser único, insubstituível e de posse exclusiva de quem a possui.
E essa imagem criptografada, através do NFT, vem revolucionando o mercado de arte digital. A produção artística e intelectual nessa nova era virtual - como músicas, pinturas, esculturas, poesias, fotos e até memes - estão ganhando cada vem mais espaço e tornando esse mercado mais seguro e rentável.