quinta-feira, 16 de março de 2023

Educação Especial PE promove palestras sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

 

Em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Educação Especial PE irá promover um evento com o tema “Síndrome de Down: faça com a gente, não pela gente” para comemorar a vida e conscientizar sobre a inclusão e a autonomia de pessoas com a deficiência. O evento, que vai trazer diversas palestras, será realizado neste sábado (18), das 8h às 14h, no auditório do Senac de Caruaru, no Agreste pernambucano.

Segundo a psicopedagoga especialista em educação especial e inclusão, Lidieri Barros, o objetivo do evento é discutir sobre a discriminação que as pessoas com síndrome de Down ainda sofrem socialmente e educar a população para diminuir o preconceito. “Queremos promover a conscientização da sociedade no processo de inclusão e como as pessoas com a síndrome podem chegar à vida adulta com autonomia”, explica. A psicopedagoga trabalha com o desenvolvimento e aplicações de técnicas de intervenção e reabilitação apropriadas para o desenvolvimento no processo de aprendizagem dos estudantes há 26 anos.

Abrindo o dia de conscientização, a palestra de Lidieri terá o tema “Os quatro pilares da educação inclusiva da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI”. “Vamos abordar minunciosamente os quatro pilares, que são aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, reforça a especialista. O evento também pretende discutir sobre a educação física como uma ferramenta de inclusão e liberdade e para a melhora da autoestima e da qualidade de vida de pessoas com a deficiência, com a doutora em Educação, Ana Zélia Belo. Fechando a manhã de conhecimento, o especialista em psicopedagogia clínica e institucional, Alex Duarte, vai falar sobre o diagnóstico de síndrome de Down até a conquista dessas pessoas da sua própria autonomia. Alex é autor do documentário Cromossomo 21 – premiado em Hollywood e no Festival de Cinema de Gramado, que narra uma história de amor entre uma jovem com síndrome de Down e um rapaz sem deficiência.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição: https://educacaoespecialpe.com.br/palestra-sindrome-de-down-2023/. A entrada é 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições que atendem pessoas com deficiência e de baixa renda.

Sobre os palestrantes:

Lidieri Barros - Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial, Psicopedagoga, especialista em Educação Especial e Inclusão, analista do comportamento, especialista (MA) em Inclusão/Linha de Pesquisa em Cognição, idealizadora da plataforma de Alfabetização pelo Método Fônico e Materiais Adaptados e CEO do Centro de Excelência em Educação e Terapias Integradas (CENEETI).

Alex Duarte - Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Neurociências, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Há 15 anos é palestrante e pesquisador independente na área de inclusão/diversidade, com quatro livros publicados. Já representou o Brasil na ONU pelo Dia Internacional da Síndrome de Down e recebeu o título de cidadão brasileiro pela Academia de Letras e Ciências de São Paulo. 

Alex desenvolveu um método de empoderamento para pessoas com deficiência intelectual no programa Expedição 21, que estimula a autonomia e a tomada de decisão na vida adulta. A experiência se transformou em objeto de pesquisa científica pelo Centro de Pesquisas da Universidade de São Paulo. É diretor do Instituto e do filme Cromossomo 21, premiado em diversos festivais, inclusive em Hollywood.

Ana Zélia Belo - Graduada em licenciatura plena em Educação Física pela UFPE, mestra em Educação Física pela UFRN e doutora em Educação pela UFRN, é professora universitária da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), membro do grupo de pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Estesia - UFRN), voluntária das Olimpíadas Especiais Brasil e apresenta experiência em educação física adaptada, inclusão escolar, esporte adaptado, psicomotricidade e recreação inclusiva.