Para exaltar a importância dessa linguagem artística, no dia 27 de março, é celebrado o Dia Mundial do Teatro, arte milenar que consegue desenvolver o ser humano de forma integral, além de ensinar sobre sociabilidade e de ajudar as pessoas a perder a timidez. Dentro da escola, as aulas de teatro vão muito além da brincadeira e da interpretação, desenvolvendo habilidades que os estudantes podem levar para a vida inteira, tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional, como a criatividade, a comunicação e o autoconhecimento.
Professor de teatro do Colégio GGE, Luiz Felipe Vidal avalia que estimular os alunos a entrarem em aulas de teatro pode desenvolver o estudante de forma integral. “Desenvolve corpo, mente e as emoções. Dentre os muitos exercícios promovidos nas aulas, destacamos os jogos teatrais como atividade promotora da socialização, interação e estímulo da criatividade”, pontua, explicando que, sobretudo, se for levada em consideração a juventude, a arte pode ser ainda mais benéfica. “Isso porque é nesse ciclo que os jovens passam por inúmeras dúvidas, indecisões, medos e anseios, comuns nessa fase da vida”.
Nesse sentido, Felipe acredita que o teatro vem como um instrumento não apenas de ensino-aprendizagem, mas de estímulo a diversos outros aspectos. “Com o teatro, desenvolvemos a criação, o autoconhecimento, a descontração e habilidades psicomotoras, que são indispensáveis para estimular as tomadas de decisões, raciocínio lógico e estreitamento das relações socioafetivas de forma resiliente e empática”, pontua.
As aulas de teatro desenvolvem:
1. Mente
2. Corpo
3. Emoções
4. Criatividade
5. Autoconhecimento
6. Aspectos psicomotores
7. Raciocínio lógico
8. Relações socioafetivas