terça-feira, 21 de março de 2023

Cuidados para a prática da Corrida


Mover-se, buscar uma atividade física que lhe agrade e dê saúde, é salutar. Para muitos, a corrida é uma alternativa "boa e barata". Mas é importante atentar aos cuidados, antes de iniciar a prática e evitar lesões.

Um ortopedista deve ser consultado, assim, como um cardiologista, caso você seja sedentário. A recomendação é começar de "leve", com caminhadas, passar para o "trote" e depois correr. A orientação é cautela, apesar de todos os benefícios físicos e mentais do exercício.

Segundo o ortopedista Alexandre Andrade (foto), Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em Pernambuco, quando decidir praticar a corrida é preciso atentar para a escolha do melhor lugar, que deve ser plano, do calçado adequado, que deve ser um tênis para esportes, e da frequência e intensidade da prática. 

👉A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana para adultos, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

👉Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a atividade física regular ajuda a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, diminuir o declínio cognitivo e pode trazer melhorias para a memória e a saúde do cérebro.

👍Assim, é saudável correr! Seja apenas cuidadoso, para evitar lesões, e tenha uma orientação prévia para saber se a atividade é adequada à sua necessidade.