Cuidar da saúde começa com o hábito e, quando iniciado na infância, fica mais fácil incorporá-lo à rotina. Com a saúde bucal também funciona assim. Quando ensinadas desde pequenas, as crianças vão levar os ensinamentos para a vida adulta.
Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes do mundo. Para se prevenir desse e de outros problemas, a higiene oral deve começar desde o aparecimento do primeiro dente na boca.
“É importante utilizar uma escova macia para iniciar essa rotina, seguindo orientações do odontopediatra, e transformar esses cuidados em um hábito prazeroso para a criança, de forma leve”, afirma o odontólogo e coordenador da Odonto FPS, Samuel Veras. Além disso, como os pequenos enxergam nos pais um exemplo, eles precisam mostrar que também cuidam da saúde bucal, acompanhando os filhos na hora da higienização e estimulando a inclusão na rotina.
Segundo Samuel, o creme dental das crianças deve conter flúor, pois “a presença de flúor na cavidade é muito importante para prevenção da cárie dentária. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é utilizar pequena quantidade de pasta de dente durante a escovação, com concentração de flúor em torno de 1100 PPM”, explica.
Além disso, recomenda-se começar a higiene oral nos bebês até dois anos, duas vezes ao dia com creme dental, preferencialmente após o café da manhã e antes de dormir à noite. Após o almoço pode ser feita a higiene apenas com a escova. Após os dois anos de idade, o ideal é escovar com creme dental, pelo menos, 3 vezes ao dia. A quantidade de pasta indicada para crianças menores de dois anos é de um grão de arroz cru. Quando elas aprendem a cuspir, pode aumentar a quantidade de pasta para um grão de ervilha.
O coordenador da Odonto FPS também sugere que os pais fiquem atentos e ajudem a realizar a higiene bucal da criança. “A partir dos seis anos, você pode deixar seu filho escovar os dentes sozinho, sempre supervisionando, dando dicas e auxiliando, caso haja necessidade. À medida que a coordenação motora vai melhorando, é possível ir dando mais autonomia à criança no processo do autocuidado”, indica Samuel.
Ressalta-se ainda a importância de ensinar para a criança que a higienização não se resume apenas à escovação, incluindo na rotina o uso de fio dental. O odontólogo também alerta aos pais para terem cuidado com os doces pois, o consumo exagerado é um fator de risco para a formação de cáries. Além disso, os cuidados orais evitam outros problemas como: mau hálito, gengivite e demais doenças periodontais.
Sobre a Odonto FPS - Com 30 consultórios que atendem de bebês a idosos, a clínica funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 16h. Está localizada na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na Avenida Mascarenhas de Morais, 4861, no bairro da Imbiribeira. Para a comunidade dos Tijolos, o serviço é oferecido de forma gratuita. Informações e agendamentos pelo telefone (81) 3312-7777.