Na plenitude dos seus 70 anos, o artista plástico pernambucano Cavani Rosas ocupará todos os espaços da Christal Galeria, no Pina, a partir desta quinta-feira (16), com a exposição Raízes e Ramificações. Sob a curadoria de Julio Cavani, o artista presenteará o público com desenhos e esculturas que refletem um ofício quase ritualístico, a partir de um mergulho existencial, entrega pessoal e diversidade de temas e estilos, que vão das formas livres abstratas ao realismo figurativo. A abertura no dia 16, a partir das 18h, terá a apresentação musical do trio instrumental Mongiovi Trio, formado pelos músicos Angelo Mongiovi, Miguel Mendes e Rostan Junior.
“Tanto nos traços de precisão cirúrgica quanto nas formas mais soltas, existe na arte de Cavani uma consciência do gesto manual que se transfigura em composições sublimes. Até nas representações mais detalhistas de paisagens, percebe-se um ato de criação, manifestado em escolhas sutis e determinantes”, explica o curador da exposição, Julio Cavani.
Raízes e Ramificações é uma exposição que reúne trabalhos do artista construídos a partir de temáticas como formações botânicas, personagens culturais e lugares reais que são transportados para contextos de fantasia e abstrações expressivas. “Os traços e pontos são como elos entre dimensões distantes e multiversos paralelos. As esculturas materializam essas inquietações em volumes físicos que se espalham nos espaços”, completa o curador.
As obras que ocuparão a Christal Galeria – 31 desenhos e cinco esculturas - estarão distribuídas em três diferentes agrupamentos temáticos: Lugares e Cultura, Formas Orgânicas e Tormenta. Em Lugares e Culturas, Cavani Rosas retrata o Recife, cidade natal do artista, com traços harmoniosos e poéticos, mostrando casarios seculares, em bairros como Poço da Panela e Boa Vista; e ainda quadros que retratam o maracatu de baque solto e o cavalo marinho. Cavani, que acompanhou a evolução urbana recente do Recife, sempre procurou estar em convivência pessoal direta com ambientes onde encontra a harmonia e as contradições sociais de um passado ainda historicamente presente no cotidiano.
O outro espaço intitulado Formas Orgânicas retrata nos desenhos a complexidade da natureza – árvores como baobás, gameleiras e fícus – e ainda capta a sensualidade e força expressiva da paisagem. As texturas das superfícies das folhas, caules e pétalas são reproduzidas com um cuidado e um detalhamento que transcendem a ausência de cor dos desenhos em preto e branco. “Em imagens de ervas ou flores, por exemplo, podem ser percebidas formas com características que remetem a desenhos eróticos e criaturas fantásticas, como em um cruzamento dimensional entre o mundo real e o imaginário”, destaca Julio.
Na terceira sala que ocupará na Christal Galeria, definida como Tormentas, Cavani Rosas expõe desenhos sombrios que representam sentimentos de crise existencial e agonia diante dos problemas políticos e sociais nacionais e internacionais. Povoadas por personagens transtornados e atormentados, com essas obras o artista transmite o desconforto emocional sofrido pelo ser humano em situações de opressão.
Os quadros e esculturas apontam entrelaçamentos entre caminhos distintos, dentro de um conjunto coeso e ao mesmo tempo heterogêneo, desenvolvido e amadurecido de forma natural ao longo de cinco décadas. “A arte de Cavani é como uma árvore que, com raízes bem fincadas, se expande em infinitas composições de folhagens e ramificações”, define Julio Cavani.
O artista - Com mais de meio século de carreira, Cavani Rosas é um dos maiores mestres do desenho em Pernambuco, com reconhecimento e consagração tanto no meio artístico quanto no campo científico. Com um domínio perfeccionista nos elementos de perspectiva, texturas e anatomia, associado a uma forte expressividade autoral, o desenhista recifense desenvolveu um estilo próprio e inconfundível, compartilhado na formação de novas gerações de artistas que já foram seus alunos e assistentes ao longo das últimas décadas. No trabalho de Cavani, desenhar é um gesto de criação, pesquisa, expressão poética e preservação cultural.
Serviço:
Exposição Raízes e Ramificações -Cavani Rosas
Onde: Christal Galeria
Quando: Abertura no dia 16 de março de 2023, às 18h.
A exposição ficará em cartaz até o dia 13 de maio e poderá ser conferida de segunda a sexta, das 10h às 19h; e aos sábados, das 10h às 15h.
Endereço: Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina.
Entrada Gratuita