A Oficina Trama é um projeto promovido pela BRK que traz o empreendedorismo feminino como alavanca de transformação e impacto social, fundamental para o desenvolvimento da comunidade e fortalecimento das mulheres a partir do aprimoramento da oralidade e da identidade cultural. Em dezembro de 2022, a BRK realizou o primeiro módulo do curso, com mulheres moradoras de Charnequinha, bairro do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.
Prestes a iniciar o segundo módulo, o projeto tem o objetivo de cocriar um caminho de empreendedorismo com as mulheres, capaz de fomentar a ampliação da percepção a respeito dos avanços que elas podem obter através do trabalho coletivo. Nesse sentido, a ação possui uma metodologia de governança capaz de envolver os diversos interesses e desenvolver o potencial das alunas, para que elas possam gerir uma organização ou empresa que as coloque em um circuito de networking e impulsione seus trabalhos.
“Em todo Brasil, é crescente a quantidade de mulheres que empreendem como forma de gerar autonomia financeira, independência e serem respeitadas pela sociedade. Os frutos de suas atividades de empreendedorismo funcionam como um complemento da renda familiar e fonte de renda para que possam investir em si mesmas e, em certa medida, sair de ciclos de violência”, afirma Karine Mourato, coordenadora da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Pernambuco.
A oficina, que ainda está com inscrições abertas até 16 de março (próxima quinta-feira), será realizada nas quintas-feiras no Centro das Mulheres do Cabo, com conclusão após dois meses. Serão realizados oitos encontros no total, divididos em dois ciclos: fortalecimento de rede feminina e empreendedorismo e geração de renda.
Considerando a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a proposta da oficina está em total conexão com o ODS 5 - igualdade de gênero , por entender que a promoção de formação sobre identidade cultural favorece a autoestima individual e coletiva das mulheres; água potável e saneamento (ODS 6), por objetivar alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativo para todos, com especial atenção para o público feminino; redução das desigualdades (ODS 10) por empoderar e promover inclusão social, econômica e política; e consumo e produção responsável (ODS 12), visando alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.
“O novo módulo traz novamente o debate sobre o ODS 6, que tem como objetivo assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. A Trama visa fortalecer a autonomia das mulheres, suas famílias e a comunidade de seu entorno, visando um impacto social positivo no Cabo. No primeiro momento, iremos cocriar um caminho de organização informal, a fim de entender as características, dificuldades e potencialidades de cada aluna, visando, no futuro, sua formalização”, completa Ana Helena Passos, do Instituto Ella Criações Educativas e uma das idealizadoras da Oficina Trama.
SERVIÇO
Oficina Trama
Local: Centro Das Mulheres do Cabo – R. Padre Alves De Souza, 20 – Centro do Cabo.
Datas: 09, 16, 23, 30 de abril e 6, 13, 20 e 27 de março.
Horário: 14h às 17h.
Para inscrição e mais informações: Andrine Souza - (81) 98113-9374