quarta-feira, 29 de março de 2023

Atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo serão realizadas em Caruaru


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), vai realizar, no próximo sábado (1), diversas atividades no Marco Zero do município em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

As atividades serão iniciadas às 9h, com brinquedoteca pedagógica, pintura de rosto infantil, apresentações artísticas, balcão de atendimento à mulher, odontomóvel, serviços de saúde, serviços de assistência social e orientações sobre os direitos da população autista.

Este ano, a campanha tem como tema “Mais informação, menos preconceito”, uma forma de dar mais visibilidade aos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril) foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo. 

A Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC) estará presente nas ações realizando, na hora, a emissão das credenciais de estacionamento prioritário para Pessoas com Deficiência (PCD) e Idosos. Para emitir a credencial, o portador precisará estar com a seguinte documentação: 

*Pessoa com Deficiência* - RG, CPF, Comprovante de Residência e Laudo médico com CID;
*Idosos* - RG, CPF e Comprovante de Residência.

A ação tem o apoio da Coordenação de Promoção à Pessoa com Deficiência, Secretaria de Políticas para Mulheres, Secretaria de Saúde,  Secretaria de Educação e Esportes, Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru, Comitê Primeira Infância, Programa Criança Feliz, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Associação Caruaruense pelos Direitos das Pessoas com TEA (AMA), Atipicamente, Associação de Pais e Amigos dos Execepcionais (APAE), Orgulho Down, Unidade Especializada de Caruaru (UNECAR), Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru (APODEC), Associação Caruaruense de Cegos (ACACE), Urban 95 e Primeira Infância Plantar Amor (PIPA).

Imprensa Caruaru