quinta-feira, 30 de março de 2023

ARIES inaugura Jardins Filtrantes e obras de requalificação do Parque do Caiara

 

A partir da próxima sexta-feira (31), moradores de toda a Região Metropolitana do Recife poderão usufruir de novas áreas de contemplação da natureza, espaços de convivência e lazer para crianças e adolescentes, mobiliários e intervenções artísticas de Manoel Quitério no Parque do Caiara, na Iputinga. É lá onde estão os primeiros Jardins Filtrantes do Estado, Solução Baseada na Natureza que está filtrando cerca de 350 mil litros/dia de água poluída do Riacho do Cavouco antes de fluir para o Rio Capibaribe.

O evento de inauguração ocorre em dois momentos. O primeiro, às 10h30, com falas institucionais da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Núcleo de Gestão do Porto Digital, Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI); seguida de relatos de moradores da Iputinga que estiveram ativamente presentes no decorrer do projeto. Já a segunda parte está reservada para debates sobre os Jardins Filtrantes, voltando-se para a premissa de educação ambiental do projeto.

Com participação da ARIES, Poder Público, Academia e Phytorestore, os painéis terão início às 14h30 e abordarão os seguintes temas: “O que são Jardins Filtrantes?” e "Como soluções baseadas na natureza podem influenciar a qualidade de vida e do meio ambiente?". De forma simultânea, a partir das 15h, a Casa das Asas realizará recreação infantil nas áreas inauguradas.

As entregas são iniciativas do Projeto CITinova, um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado. Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é implementado nacionalmente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado na cidade do Recife pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) em parceria com o Núcleo de Gestão do Porto Digital e a Prefeitura da Cidade do Recife

CITinova

O CITinova é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado. Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), ele é implementado nacionalmente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Confira a programação:

Manhã: Solenidade inaugural

10h30 – Falas institucionais
11h – Fala de moradores da Iputinga

Tarde: Roda de conversa sobre Jardins Filtrantes
14h30 - Painel 1 – O que são Jardins Filtrantes?
16h - Painel 2 – Como soluções baseadas na natureza podem influenciar a qualidade de vida e do meio ambiente?

15h às 17:30 - Recreação infantil