quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

#VcNoBlog Ediane Vasconcellos e seu relato de dificuldades para estudar

 

Esta blogueira que vos escreve conheceu Ediane quando era professora de faculdade. Ela era minha aluna. Esforçada e com enormes cabelos cacheados. Depois nos reencontramos no Twitter e uma sempre acompanhava os relatos da outra. Até que hoje, ela relatou em uma thread sobre as dificuldades que  estudantes do Recife - ela inclusive - têm para ir à faculdade. No caso dela, que está no 6° período de Licenciatura em Geografia, a faculdade fica no interior de Pernambuco, a faculdade de formação de professores de Nazaré da Mata. Vejam primeiro o relato e depois a thread.

Recife, 01 de fevereiro de 2023

Hoje começam as aulas da Universidade de Pernambuco, instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do Estado. Possui uma estrutura Multicampi, formada por Recife, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares. E vou faltar o primeiro dia letivo, pois não tenho transporte.

A proposta multicampi da UPE é deixar as licenciaturas na zona da mata (Nazaré da Mata e Palmares) para descentralizar o ensino superior, e podemos observar que todos os municípios circunvizinhos de Nazaré da Mata (onde eu estudo) possuem transporte para os campus das universidades públicas, inclusive para a capital - Recife, mas o Recife não dispõe de transporte para quem tenta o sonho da licenciatura em universidade de referência.

Mas como chegar ao campus sendo que não há transporte para os estudantes?!

Temos que arcar com o transporte! Atualmente temos apenas uma única opção de fretamento cuja mensalidade é de R$400,00: um ônibus insalubre, que sempre chega atrasado, entre outros problemas.

No momento não posso trabalhar porque tenho que me dedicar aos estudos: sou bolsista, recebo um auxílio de R$400,00; o qual por contrato em edital é proibido ter vínculo empregatício. Mas como sobreviver com o dinheiro contado para o transporte? Nem restaurante universitário a UPE possui, o que já facilitaria muito.

A falta de estrutura não facilita a vida acadêmica. Não sou a única nessa situação, já vi muitas pessoas desistirem da faculdade por falta de recursos, por ter que escolher entre trabalhar e estudar.

Novamente: Não sou a única nessa situação.

Precisamos de ajuda, não nos deixe sem o sonho de lecionar.

Vejam o que ela falou em seu Twitter: