Chegou o momento de matar a saudade. Depois de dois anos sem festa, por causa da pandemia de covid-19, o Sítio Histórico de Olinda voltará a receber uma multidão de foliões para festejar um dos carnavais mais famosos do país. Para abrilhantar ainda mais o momento, o espaço receberá outra edição da já tradicional lavagem simbólica, que desde 1993 limpa e perfuma a cidade para receber os festejos de Momo. Tudo, claro, ao som de muito frevo.
Este ano, a lavagem acontecerá a partir das 6h da manhã da próxima quinta-feira (16), com concentração em frente ao Mercado da Ribeira, no bairro do Carmo. Em seguida, partirá para a Rua de São Bento, no sentido da Prefeitura de Olinda, Rua 27 de Janeiro e, por fim, a Praça de São Pedro.
O trabalho ficará por conta de 60 agentes de limpeza da Locar – Gestão de Resíduos, munidos de vassourões. Eles terão o suporte de um caminhão com 16 mil litros de água aromatizada com essência de eucalipto.
“A lavagem simbólica das ruas históricas é como o pontapé definitivo para o início do Carnaval de Olinda. Todos os anos, os garis se reúnem de manhã cedinho, com muita alegria e descontração, para demonstrar o cuidado que a cidade terá ao longo de todo o período de comemoração. Olinda já amanhece em clima de celebração”, detalha Paulo Alves, gerente da Locar.
A abertura oficial do Carnaval de Olinda acontece na noite da quinta-feira, com um cortejo especial que reunirá o Homem da Meia-Noite, a Mulher do Dia e o Menino da Tarde. Os calungas sairão às 18h do Palácio dos Governadores, sede da prefeitura, com destino à Praça do Carmo.
Imprensa Olinda