Nesta segunda-feira (27.02), foram identificados dois novos ninhos de tartaruga marinha, da temporada 2022/2023. A desova do primeiro ninho identificado aconteceu por volta das 23h do domingo (26.02), na Praia de Enseadinha, no bairro do Janga. De acordo com servidores da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), dentre os dois ninhos, em apenas esse primeiro foi identificada a espécie como da Tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata).
O voluntário do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas do município e morador da área, Jaime Costa, presenciou a primeira das duas novas desovas. “Avistei e filmei a tartaruga de costas, já tampando o ninho e se retirando ao mar. Como sou voluntário, seguidamente comuniquei à equipe para realizarem a identificação”, frisou o morador.
Ao amanhecer, a analista ambiental da SEMA e uma das pesquisadoras e responsáveis pelo projeto, Bruna Maldonado, dirigiu-se ao local para realizar a identificação e a colocação de placa informativa, chamando atenção para a proteção do ninho. Ao terminar o procedimento do ninho da desova de ontem, a analista observou um cercado com uma rede verde, e ao aproximar-se, verificou que tratava-se de outro ninho, já antes sinalizado por alguém. “Conseguimos identificar os ovos e confirmar a desova que, pela análise realizada, já tem uns oito dias. Somente ao nascer os filhotes é que poderemos identificar sua espécie”, concluiu Bruna Maldonado.
Com os dois novos ninhos identificados, a Praia de Enseadinha já conta com cinco espaços sinalizados. Destes, 55 filhotes de tartaruga marinha da espécie (Chelonia mydas), mais conhecida como Tartaruga Verde, nasceram e conseguiram chegar ao mar sadias e com a supervisão da equipe do projeto.
Imprensa Paulista PE